Publicado em: 16/01/2023 às 16:53
Biblioteca Municipal: empréstimos de livros aumentaram em 2022
Foram 7.699 livros emprestados em 2022 e 6.157 no ano anterior; a sala de informática recebeu mais que o dobro de visitas

Em 2022, a Biblioteca Martinico Prado fez 7.699 empréstimos de livros à população ararense. O número supera a marca de 2021 (6.157), ano ainda afetado pela pandemia da Covid-19. A obra “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, da escritora britânica J.K. Rowling teve o maior número de retiradas: 37.

Além do aumento no número de empréstimos, os funcionários da instituição observaram o ganho de 347 novos usuários e o aumento de mais de 100% na quantidade de pessoas que usaram a sala de informática.

“O uso da biblioteca pública por mais cidadãos revela o interesse por usufruir de um local que busca atender demandas e interesses variados de informação, cultura, educação e lazer. Ficamos sempre felizes com mais pessoas aproveitando tudo o que a Biblioteca Martinico Prado pode oferecer”, comentou o bibliotecário municipal, Gustavo Grandini Bastos.

Os livros com mais empréstimos na categoria infanto-juvenil incluem “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “O Herói Perdido”, “A Rainha Vermelha” entre outros. Já na categoria de romance e não ficção se destacam “O Visconde Que Me Amava”, “Mentes Inquietas”, “Um Corpo na Neve”, “O Duque e Eu”, entre outros (veja abaixo).

Mais do que livros

Com uma média de 30 mil obras no acervo, a Biblioteca Municipal Martinico Prado é um espaço cultural e informacional que vai além do empréstimo de obras literárias. Fundada em 1954, a instituição oferece também:

- Amplo espaço para estudo com Wi-Fi, mesas e cadeiras;

- Sala de informática equipada com nove computadores e utilizada para diferentes fins: elaboração de currículo, cadastro em programas governamentais e agências de emprego, elaboração de trabalhos escolares, etc.

- Apoio à pesquisa: com disponibilização de materiais sobre a história do nosso munícipio e indicação de fontes de informação;

- Visitas guiadas: atividade de apresentação da instituição (acervo e história) para turmas das escolas da cidade.

Veja os números completos:

Empréstimos

Em 2022: 7699 empréstimos

Em 2021: 6157 empréstimos

Aumento: 25,04%

Novos Cadastros e Atualizações de Fichas de Leitores

Em 2022: 347

Em 2021: 268

Aumento: 29.47%

Uso da Sala de Informática

Em 2021: 305 usos

Em 2022: 664 usos

Aumento: 117,70%

A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Praça Doutor Narciso Gomes, no Centro. Mais informações pelo telefone: (19) 3551-1534.

Confira a lista completa dos livros com mais empréstimos: