Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 16/01/2023 às 16:35
Constantes chuvas elevam níveis das represas de Araras
Segundo o Saema, as represas Hermínio Ometto, Antônio Meneghetti (Tambury) e João Ometto Sobrinho (Água Boa) estão próximas à capacidade máxima de armazenamento.

Represa Hermínio Ometto está com 90% de sua capacidade. Foto: Saema

 

      Com as constantes chuvas que caíram durante o mês de dezembro e nesta primeira quinzena de janeiro, as represas Hermínio Ometto, Antônio Meneghetti (Tambury) e João Ometto Sobrinho (Água Boa) já estão com quase 100% da capacidade. A informação é do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras), que registrou 295,5 mm de chuva em dezembro, enquanto nos últimos 15 dias são 129,5 mm de água.

      Segundo a Autarquia, a represa Hermínio Ometto opera com 90% da capacidade, enquanto a Tambury está com 85% e a Água Boa com 75%. “As constantes chuvas fizeram com que o nível das represas subisse, alcançando o nível de extravasamento em duas delas”, explicou o presidente do Saema, José Martini Júnior. “A previsão é que as chuvas continuem nas próximas semanas o que pode levar as represas ao limite máximo da capacidade de armazenamento”, completou.

      Com isso, o Saema passa a diminuir a retirada de água do Rio Mogi Guaçu. A operação que havia dobrado a captação em julho de 2022, quando passou de 170 litros por segundos (média de 14 milhões de litros por dia) para 340 litros por segundos (média de 27 milhões litros/dia), com aumento de 14 milhões de litros de água bruta por dia.

 

Uso racional

      Com o fim do decreto que proibia o uso indevido de água, tais como lavagem de calçadas e automóveis, encher ou esvaziar piscinas entre outras ações, o Saema ressalta que o consumo ainda deve ser de modo racional. “Sempre devemos nos atentar ao desperdício de água, independente se está chovendo muito ou não e se as represas estão cheias, para que em períodos de estiagem tenhamos a maior quantidade de água possível”, finalizou Martini.

Represa Tambury está com 85% de sua capacidade. Foto: Saema

 

Represa Água Boa chegou em 75% de sua capacidade. Foto: Saema

 

Secom/Prefeitura de Araras