Publicado em: 06/01/2023 às 16:47
Prefeitura inicia processo licitatório para revitalização do Cine Santa Helena e Calçadão
Obra terá o custo estimado de R$ 6,2 milhões, sendo R$ 5,3 milhões do Governo de São Paulo e R$ 900 mil de contrapartida do município

A Prefeitura de Araras começou nessa sexta-feira (6) o processo de licitação para a obra de revitalização do Theatro Cine Santa Helena e também da Praça Monsenhor Quércia (Calçadão), no Centro da cidade. A intervenção terá o custo estimado de R$ 6,2 milhões, sendo R$ 5,3 milhões provenientes do Governo do Estado de São Paulo e R$ 900 mil de contrapartida do município.

Segundo o secretário de Planejamento, Felipe Beloto, o prazo de licitação é de até 90 dias. “Será um processo de concorrência pública e esperamos que até março seja dado início das obras”, explicou. “Faremos um resgate histórico com um cine teatro, espaço multiuso e fachada revitalizada. E o Calçadão também com remodelação do espaço, iluminação e drenagem”, concluiu.

O projeto para revitalização do Cine Santa Helena e do Calçadão Monsenhor Quércia foi aprovado pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo do Estado, em novembro do ano passado. Por se tratar de Estância Turística, serão destinados até R$ 6 milhões por ano para projetos de turismo em Araras.

Como cinema funcionou até meados da década de 90, quando era o único em atividade em Araras

Prédio histórico

Inaugurado em 1930, o Theatro Santa Helena era propriedade de Gerólamo Gaino e foi construído com linhas arquitetônicas que remetiam às salas de espetáculos da belle époque francesa do início do século XX.

O edifício foi utilizado como teatro e clube de dança até 1978, quando foi alugado por Noel Taufic e transformado em cinema. Funcionou até meados da década de 90, quando era o único em atividade em Araras.

O prédio é tombado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural) de Araras e serviu de sede para igrejas até ser adquirido pela Prefeitura em 2011.