Publicado em: 05/01/2023 às 16:42
Saema alerta sobre cuidados com as redes coletoras de esgoto em dias de chuva
Por mês, toneladas de lixo chegam a ETE e esses detritos ficam presos no sistema de gradeamento causando diversos prejuízos operacionais

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) alerta a população sobre o descarte correto do lixo e da necessidade de direcionar as águas das chuvas somente para as galerias de águas pluviais ou lançá-las na via pública, uma vez que as redes de esgoto são dimensionadas para receber apenas o efluente doméstico.

Por lei, é proibido lançar água de chuva nas tubulações de esgoto, seja ela proveniente de telhados, calhas, bicas, terraços, pátios ou áreas livres. Isso é considerada ligação irregular por comprometer a rede coletora e causar danos à saúde da população e ao meio ambiente.

O lançamento das águas pluviais no esgoto provoca a sobrecarga das redes, podendo rompê-las, causar o extravasamento em poços de visita ou o indesejado retorno do esgoto aos imóveis, por meio de vasos sanitários ou ralos. Portanto, nem a rede e nem os poços de visita podem receber lixo ou água pluvial.

Já o despejo irregular de todo e qualquer resíduo na rede de esgoto ou poços de visita (PV), podem causar a obstrução das redes, provocando transbordamento das tubulações. Frequentemente, além de entulho de obra, são localizados restos de areia, metais, vidro, madeira, pano, lixo, gordura, asfalto, cera e estopa, que causam a obstrução da rede coletora e danificam as estações de tratamento de esgoto.

“Educação é a melhor solução! É preciso que cada pessoa seja consciente e tenha responsabilidade no descarte de seus resíduos. Mais do que manter o funcionamento adequado do sistema de esgotamento sanitário, essa é uma questão de saúde pública, que impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas e acima de tudo na preservação do meio ambiente”, comentou José Carlos Martini Júnior, presidente do Saema.

Saiba como usar corretamente o sistema de esgoto

- Nunca ligue água de chuvas nas redes coletoras. Elas são dimensionadas para receber apenas esgoto. A ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas;

- Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, fio dental, cotonetes, etc.) no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;

- Limpe periodicamente as caixas de gordura;

- Não interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais;

- Mantenha as caixas de inspeção bem vedadas;

- Não jogue lixo dentro do poço de visita (PV). Coloque-o em saco plástico e deixe-o no local e horário indicados pela prefeitura;

- Não jogue óleo de cozinha na pia, pois causa entupimento da rede de esgoto. Além disso, um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Coloque o resto de óleo em garrafas pet e doe para reciclagem.

Para informações sobre limpeza e desobstrução na rede de esgoto, a população pode entrar em contato com a central de atendimento 24 horas do Saema, pelo 0800 014 43 21.