Publicado em: 05/01/2023 às 15:47
Prefeitura orienta população para o descarte correto de materiais perfurocortantes
Latas, palitos de churrasco, vidros e outros itens devem ser embalados e separados para evitar acidentes no momento da coleta do lixo e a aplicação de multa

A maneira correta é colocá-los em garrafas pets ou em embalagens longa vida

A Prefeitura de Municipal de Araras orienta a população para o descarte correto de materiais perfurocortantes, tais como latas, palitos de churrasco, vidros e outros itens. O objetivo é evitar acidentes e danos à saúde dos coletores de lixo da cidade.

O pedido parte dos próprios funcionários da limpeza pública que muitas vezes acabam se ferindo, até com gravidade durante o trabalho, por conta da irresponsabilidade de quem descarta o lixo doméstico incorretamente. “É comum acidentes com agulhas e vidros que acabam em furos e cortes em nossas mãos e quando um trabalhador se machuca mais gravemente e se afasta os outros tem que trabalhar dobrado pra suprir a falta dele sem prejudicar o serviço na cidade, sem contar os danos à nossa saúde”, relata Isaías Soares dos Santos, coletor.

Segundo ele, estes materiais devem ser descartados devidamente embalados e separados do lixo comum. “A maneira correta é colocá-los em garrafas pets ou em embalagens longa vida, deixá-los ao lado do saco de lixo comum e, se possível, identificados”, explicou.

Vale lembrar que, de acordo com a Lei Complementar nº 119/2018, os ararenses podem ser multados em até R$ 2 mil caso o descarte irregular de lixo provoque acidentes envolvendo os coletores.

Acidentes

Na última terça-feira (3), mesmo com uso de EPI, um coletor sofreu um corte profundo no braço esquerdo ao realizar o serviço no bairro Villa Lobos, em que um dos sacos de lixo continha vidros descartados de forma irregular. Já em 2022, seis funcionários foram afastados por perfurações causadas por agulhas de seringas, também descartadas incorretamente.