Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 18/11/2022 às 11:49
Copa do Mundo 2022: Elektro orienta como torcer com segurança
Concessionária reforça cuidados com bandeiras, balões e rojões perto da rede elétrica

 

Com a Copa do Mundo 2022 “batendo a porta” – a cerimônia de abertura acontece neste domingo (20), a partir das 12h (de Brasília) - a Neoenergia Elektro orienta a população para torcer pela Seleção Brasileira com segurança. Para evitar transtornos e acidentes, a concessionária reforça cuidados com a instalação de bandeiras e as solturas de balões e fogos de artifícios (rojões) perto da rede elétrica.

De acordo com a Elektro, não é permitida a instalação de adereços, enfeites e ornamentos nos postes e essas instalações devem ser realizadas longe da rede elétrica. Os enfeites nunca podem ser fixados com arames metálicos, pois há um aumento na chance de um choque elétrico. Há também um risco, ao instalar os enfeites próximos a rede elétrica, de queda por altura durante a fixação dos ornamentos e pode ser fatal.

 

Se liguem nas dicas!

- Não use fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado, pois esses materiais são condutores de eletricidade. Também são proibidos os usos de arames e fios de cobre, pois possibilitam, com mais facilidade, o choque elétrico. As bandeirinhas não podem ser penduradas em fios da rede elétrica;

- Não faça ligações irregulares para aumentar a iluminação das ruas. A rede elétrica poderá ficar sobrecarregada e, por segurança, desligar quando menos se espera;

- Não lance serpentinas, confetes na rede elétrica, sejam metálicos ou não;

- Soltar balão é crime e provoca diversos prejuízos. Mesmo apagados, causam grande transtorno ao caírem sobre a rede de energia elétrica. Um curto-circuito provocado pela queda do balão pode deixar ruas e até vários bairros sem energia, se a estrutura atingida for uma linha de transmissão, por exemplo.

- Atenção à instalação de antenas de TVs ou de internet, que devem ser colocadas sempre longe dos fios das redes elétricas, e sempre utilizando hastes de dimensões inferiores à menor distância entre o ponto de instalação e a fiação;

- Não utilizar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica;

- Outro alerta importante é em relação aos fogos de artifício, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio.

- Não socorrer as vítimas se houver contato com fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a concessionária pelo 0800 701 0102 e o Corpo de Bombeiros.

 

Secom/Prefeitura de Araras

Com informações da Assessoria de Imprensa da Neoenergia Elektro