Publicado em: 05/09/2022 às 15:00
CEJUSC completa 10 anos em Araras com mais de 14 mil atendimentos
Atuando no UNAR e no CAM “Guerino Bertolini”, Centros atendem demandas jurídicas nas áreas familiar e cível

CEJUSC que funciona no CAM "Guerino Bertolini" completa 6 anos.

O CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) completa 10 anos em Araras com dois postos que funcionam no UNAR (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson) e no CAM “Guerino Bertolini”.

Propondo um método alternativo de resolução de conflitos, os centros atendem gratuitamente reclamações no âmbito familiar, como divórcio, união estável, alimento, guarda e visita; e cível, que inclui direito de vizinhança, acidente de trânsito, cobrança, indenização, entre outros. “O CEJUSC existe como justiça alternativa, para as pessoas resolverem seus processos de forma consensual e, se não tivesse dado resultado, nós não estaríamos comemorando tantos anos de atividade”, afirmou Antônio César Hildebrand e Silva, Juiz de Direito Titular da 3ª Vara Cível de Araras.

Em 10 anos de CEJUSC no UNAR e 6 anos no CAM, foram 14.669 atendimentos pré-processuais, com porcentagem de acordo de 80% (família) e 30% (cível), e 18477 audiências realizadas. “O CEJUSC é parceiro do poder judiciário, realizando audiências, promovendo acordos. Fico muito feliz em estar aqui nessa data tão importante”, disse o secretário municipal de Justiça, Raphael Teixeira de Oliveira.

Além disso, há atendimentos de cidadania como requerimento de certidão de casamento e nascimento e oficina parentalidade, o que aumenta o número de acordos firmados. “No começo os profissionais ficaram receosos, mas depois perceberam que tanto a população quanto eles ganham com o CEJUSC”, disse Marcos Vinicius Vieira, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – 50ª Subseção de Araras.

O CEJUSC funciona de segunda a sexta-feira no UNAR, das 13h às 17h, e no CAM das 14h às 16h. Mais informações pelos telefones 3507-0550 (CAM) e 0800 722 8030 (UNAR).

Confira dados do CEJUSC

CAM “Guerino Bertolini”

Família – 203

Cível – 880

Pré-processual – 1083

UNAR

Família – 2356

Cível – 11300

Pré-processual – 13586

Audiências

Total – 18477

Cível – 11126

Família – 6551

Autoridades fizeram o plantio de uma muda em comemoração ao aniversário do CEJUSC.