Publicado em: 13/06/2022 às 13:30
Projeto “Ecobag na Escola” retorna à rede de ensino de Araras
Interrompido por conta da Covid-19, programa visa orientar os alunos sobre a separação correta e a entrega voluntária de resíduos recicláveis.

O Projeto de Educação Ambiental “Ecobag na Escola” retorna às escolas em junho. A iniciativa, que tem como objetivo orientar as escolas a realizar a limpeza, a separação correta e a entrega voluntária dos resíduos recicláveis, foi interrompida quando os alunos aderiram ao ensino remoto por questões de segurança sanitária por conta da Covid-19.

O projeto foi ampliado e agora conta com a participação de dez escolas da Rede Municipal de Ensino, os Grêmios Escolares receberam capacitação para desenvolver diferentes abordagens didático-pedagógicas como teatro de fantoche, músicas, jogos, gincanas, roda de conversa, entrevista e produção de outros materiais.

As escolas funcionarão como pontos de coleta e os resíduos recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa Araras Limpa, que é responsável pela coleta seletiva do município. “Os resíduos recebidos na Cooperativa passam pela triagem e são encaminhados para uma cadeia de gerenciamento adequado. A venda do material coletado é fonte de renda de 30 famílias de associados que trabalham na Cooperativa,” disse a presidente Deolinda Fonseca dos Santos.

Ecobag na Escola

O projeto de educação ambiental chamado “Ecobag na Escola” começou no ano de 2018 em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Com o retorno do projeto é esperada uma redução nos custos de coleta e a quantidade de resíduos recicláveis que são encaminhados para a destinação final e também a conscientização da população para realização da coleta seletiva para uma cidade mais limpa e sustentável.