Publicado em: 12/05/2022 às 11:16
Parque Tiradentes terá arrastão da dengue neste sábado
Agentes de endemias estarão no bairro das 7h às 13h; até o momento, 174 casos foram confirmados no Parque Tiradentes

Neste sábado (14), a Secretaria Municipal da Saúde irá promover um arrastão da dengue no Parque Tiradentes (região Leste). Os agentes de endemias estarão no bairro das 7h às 13h. A iniciativa tem como objetivo eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo o Setor de Controle de Endemias, dos 1.880 casos confirmados até o momento em Araras, 629 (33%) foram notificadas na região Leste. “Somente no Parque Tiradentes, 174 casos registrados”, explicou a coordenadora de Endemias e Zoonoses, Luciana Bianco.

Dengue em Araras

Segundo a planilha de casos, atualizada nesta quinta-feira (12), Araras tem 1.880 casos positivos de dengue: 1870 autóctones (contraídos no município) e 10 importados (contraídos em outras localidades). Além disso, outras 345 pessoas aguardam resultado de exame para diagnóstico e 680 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Além da dengue, o Aedes aegypti é transmissor do zika vírus, chikungunya e febre amarela. Em 2021, foram confirmados em Araras 221 casos de dengue (215 autóctones e seis importados). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-0575 (Setor de Controle de Endemias).

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

- Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

- Forte dor de cabeça

- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

- Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

- Extremo cansaço

- Moleza e dor no corpo

- Muitas dores nos ossos e articulações

- Náuseas e vômitos

- Tontura

- Perda de apetite e paladar