Publicado em: 29/04/2022 às 11:55
Secretaria de Esportes disponibiliza aulas de Dança Circular e Lian Gong
Modalidades buscam o equilíbrio do corpo e da mente; inscrições devem ser realizadas no Ginásio ou nos locais dos treinamentos; atividades fazem parte do Projeto “Ativa Idade”
Lian Gong, embasado na Medicina Tradicional Chinesa, é a novidade da Secretaria Municipal de Esportes

A Secretaria Municipal de Esportes está disponibilizando aulas de Dança Circular e Lian Gong. Comandadas pela professora Flávia Rolim, as modalidades esportivas têm como objetivo buscar o equilíbrio do corpo e da mente. As inscrições devem ser realizadas no Ginásio Nelson Rüegger ou nos locais dos treinamentos. Atividades fazem parte do Projeto “Ativa Idade”.

Os treinamentos da Dança Circular acontecem nos seguintes dias, locais e horários:

- Segunda-feira: 9h às 10h (OSAF);

- Quarta-feira: 8h às 9h (Ginásio Nelson Rüegger) / 9h às 10h (Oratório Irmãos Tarcísio) / 16h às 17h (CEU José Olavo Paganotti);

- Quinta-feira: 9h às 10h (Cedinsa);

- Sexta-feira: 9h às 10h (Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda).

Já as aulas do Lian Gong, o cronograma das aulas é o seguinte:

- Segunda-feira: 7h às 8h (Ginásio Nelson Rüegger) / 10h às 11h (OSAF) / 15h às 16h (CEU Olavo Paganotti);

- Quarta-feira: 10h às 11h (Oratório Irmãos Tarcísio);

- Quinta-feira: 7h às 8h (Cedinsa);

- Sexta-feira: 8h às 9h (Centro Esportivo Ruy Branco de Miranda).

Dança Circular

A Dança Circular Sagrada surgiu na década de 1970 e engloba danças folclóricas dos mais diversos povos, danças indígenas e danças contemporâneas.

A sua prática desenvolve a melhoria da coordenação motora, do equilíbrio, da força, da consciência corporal, do senso de lateralidade e da capacidade cardiorrespiratória nos seus aspectos físicos e, a melhoria do sono, da concentração, da integração social, da aceitação da imagem corporal e também da diminuição dos sentimentos negativos, como mau humor, desespero, ansiedade e depressão nos seus aspectos psicossociais.

"Essa modalidade é muito importante para a saúde mental e física para as pessoas participantes, quero aqui convidar a quem possa interessar que venham fazer sua inscrição e fazer parte desta modalidade”, convidou o secretário de Esportes, Douglas Marcucci.

Lian Gong

O Lian Gong foi criado em 1975 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico traumatologista chinês e praticante de artes marciais, o Lian Gong é fortemente embasado na Medicina Tradicional Chinesa, e visa fortalecer, prevenir e combater agravos e doenças através do reequilíbrio energético, trabalhando em pontos, áreas e linhas específicas que são conhecidas como Meridianos de Energia.

A prática regular e constante do Lian Gong tem como efeitos: combater e/ou prevenir os efeitos do estresse em grau elevado e de dores em geral; melhorar o estado geral da saúde física, emocional, mental, energética. É uma sequência de movimentos e alongamentos que se utilizam de manobras da Massagem Tui Na (técnica preventiva da Medicina Tradicional Chinesa) e dos pontos da Acupuntura, com o objetivo de trabalhar a força interna e a parte energética de quem o pratica."

“Mais uma inovação da Secretaria de Esportes promovida pela Secretaria de Esportes a nossa população. Participem! É de graça”, acrescentou Marcucci.

A Dança Circular surgiu na década de 1970 e tem como raízes o folclore de diversos povos, danças indígenas e contemporâneas

Entre os benefícios da Dança Circular estão a melhoria da coordenação motora e do equilíbrio