Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 25/03/2022 às 12:23
Alistamento Militar: jovens nascidos em 2004 devem se alistar até 30 de junho
Jovens que completam 18 anos em 2022 devem realizar o alistamento obrigatório através do site www.alistamento.eb.mil.br
O alistamento militar é obrigatório a todo cidadão brasileiro do sexo masculino. Créditos: Danilo Lima/Secom-PMA

 

Esse prazo é válido para todos os cidadãos nascidos em 2004, inclusive para os jovens que fazem aniversário nos meses posteriores.

O endereço do alistamento está vinculado ao site do governo federal “gov.br”, onde o jovem deve realizar um cadastro e fazer uma senha para o acesso, no entanto, após essa primeira etapa, o cidadão deve retornar ao site www.alistamento.eb.mil.br para de fato fazer seu alistamento, que é concluído com a mensagem: “Seu alistamento foi realizado com sucesso”.

Cidadãos que não possuem CPF ou que nasceram em anos anteriores e que ainda não se alistaram devem comparecer à Junta de Serviço Militar, no mesmo prazo, portando RG, CPF e comprovante de residência recente para regularizar a sua situação.

Após se alistar, o jovem deve fazer o acompanhamento pelo mesmo site para tomar ciência das próximas etapas.

O alistamento militar é obrigatório a todo cidadão brasileiro do sexo masculino. Quem não se alistar no prazo estará em débito com o serviço militar e sujeito aos impedimentos previstos na legislação, como o de obter ou prorrogar a validade de passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, inscrever-se em concurso para cargo público e obter carteira profissional, além da imposição de multa e demais penalidades.

Quaisquer dúvidas ou dificuldades no alistamento, o cidadão deve procurar a Junta de Serviço Militar de Araras, localizada no Centro de Atendimento ao Munícipe Antônio Casadei (prédio onde funciona o PAT), na Avenida Zurita, nº 681 – Jardim Belvedere, ou ligar no número  3551-0751. 

Secom/Prefeitura de Araras