Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 06/12/2021 às 15:05
Clube do Livro de Dezembro será com “2001: uma Odisseia no espaço”, de Arthur C. Clarke
O encontro online será no dia 18 de dezembro, às 16h
Além de ser uma obra literária, “2001: Uma Odisseia no Espaço” também é uma produção audiovisual vencedora do Oscar de Melhores Efeitos Visuais e indicada a mais 4 categorias.

 

A próxima leitura do Clube do Livro será com “2001: uma Odisseia no espaço”, de autor britânico Arthur C. Clarke. O encontro será no dia 18 de dezembro (sábado), às 16h, de forma remota. As inscrições podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/1wQfp_moD1H75DFBABF7CjYEjSynaZrSpaQhJb3UCzA0/edit.

O Clube do Livro é uma iniciativa independente, com o apoio da Secretaria de Cultura, realizada desde 2019 pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto.

 

Resumo da Obra

No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monólito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.

 

Autor

 

O romance foi publicado em 1968, sendo uma obra de ficção científica muito importante dentro do gênero.

 

Arthur C. Clarke, nasceu na Inglaterra, em 16 de dezembro de 1917, falecendo em 19 de março de 2003. Escreveu inúmeros livros de ficção científica, como “Encontro com Rama”, “A cidade e as estrelas” e “As fontes do Paraíso”. Estudou Física e Matemática no King's College de Londres, tendo forte interesse por questões científicas.

O conto “The Sentinel” de Clarke foi a base para a ideia do livro e do roteiro do filme de mesmo nome, dirigido por Stanley Kubrick e considerado, na lista publicada pela revista The Hollywood Reporter em 2016, o 9º melhor filme da história. A publicação consultou profissionais do ramo cinematográfico, como diretores, roteiristas e produtores para chegar aos 100 melhores filmes de todos os tempos. O filme foi indicado a 4 Oscars e foi vencedor de 1. O roteiro do filme e o livro foram produzidos ao mesmo tempo, sendo o primeiro assinado por Clarke e Kubrick.

 

Secom/Prefeitura de Araras