Publicado em: 03/12/2021 às 15:51
Projeto Saema Verão é lançado com medidas voltadas à crise hídrica
Investimentos serão realizados em todas as regiões da cidade no sistema de distribuição de água
Um dos motivos do Projeto Saema Verão é manter os reservatórios com níveis elevados de água.

O Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) está lançando o Projeto Saema Verão, com medidas de investimentos que serão realizadas para enfrentamento de uma possível crise hídrica, que segundo órgãos especializados, pode ocorrer em 2022.

O projeto será aplicado em todas as regiões da cidade, como por exemplo, a substituição das bombas da estação elevatória de água do Jardim Santa Rosa, na Zona Norte. Além disso, haverá a construção de um novo poço com bomba com vazão de 200 m³/h, com objetivo de manter o reservatório que abastece a parte alta sempre com nível elevado. Um novo reservatório de 1 milhão de litros será instalado no Jardim Piratininga (Cuba), cuja base já está pronta.

Para a Região Leste, o Saema está finalizando a obra de interligação dos 2.600m restantes da rede do SABAZ Leste, saindo da Estação de Tratamento de Água, no Jardim Cândida até o cruzamento da Avenida Dona Renta com a Rua Lins, onde se encontra parada a adutora. Um reservatório elevado com capacidade de 1 milhão de litros também está projetado para o Jardim Myriam e uma nova casa de bombas já foi construída no Jardim Fátima. No local, serão instalados novos motores de alto rendimento e maior vazão.

Para a região do Jardim Rosana, parte Oeste do munícipio, o investimento será na implantação de uma nova estação elevatória com motores de alto rendimento e bombas de alta vazão, a instalação de uma nova adutora de 250 mm, além de novo reservatório de 1 milhão de litros.

Já no sistema de captação de água do Rio Mogi Guaçu, medidas já foram adotadas, como a manutenção de duas bombas trabalhando em série com vazão, chegando a 290 litros por segundo e, caso haja necessidade, podem chegar a 320 l/s.

“O Projeto Saema Verão faz parte do programa de governo do prefeito Pedrinho Eliseu, que já via lá trás a necessidade de investimentos no sistema de distribuição de água da cidade. Com a falta de chuva desse ano e com as previsões de que teremos estiagens fortes num futuro breve, estamos adiantando e colocando em execução”, disse o presidente executivo do Saema, Alexandre Castagna.

Programa Saema Verão

Estação elevatória Jardim Santa Rosa

• Substituição das bombas antigas por motores de alto rendimento e bombas de maior vazão (já em execução).
  • Substituição das bombas sistema booster antigas por motores e bombas de alto rendimento e maior vazão.

Reservatório de distribuição Zona Norte

• Para o Saema Verão, será construído um novo poço e instalada uma bomba a ser dimensionada, com a vazão de aproximadamente 200m³/h. O objetivo de manter o reservatório elevado, que abastece os bairros da parte alta, sempre com o nível máximo. Sendo assim, teremos também um poço com bomba reserva.
  • Substituição de booster da Av. Leme por bomba de maior vazão a ser dimensionada.

Estação elevatória Jardim Fátima

• Para o Saema Verão, já está construída uma nova casa de bomba, sendo que a parte estrutural encontra-se acabada. No local, serão instalados novos motores de alto rendimento e bombas de maior vazão, sendo uma em operação e outra reserva. Será também instalada uma nova adutora de recalque e de sucção para nova casa de bomba, com objetivo de manter os reservatórios instalados na Uniararas com seus níveis elevados. Novos painéis e equipamentos elétricos, além de um gerador de energia, serão instalados no local.

Região Leste

• Término de 2600m da rede Sabaz saindo do Saema Cândida, interligando até o cruzamento da Av Dona Renata com a Rua Lins, onde se encontra parado a adutora.
  • Para o Saema Verão, será construída uma nova casa de bomba com motores de alto rendimento e bombas de maior vazão, troca de painéis e equipamentos elétricos e implantação de nova adutora da Estação Elevatória José Ometto até os reservatórios do Jardim Myriam.
  • Instalação de um novo reservatório elevado de 1 milhão de litros no Jardim Myriam.
  • Com o Saema Verão, será efetuado as trocas dessas bombas por outras de maior vazão, sendo uma em operação e a outra em reserva. O objetivo é manter o nível do reservatório elevado, que abastece os bairros de pontos altos.

Jardim Rosana

• Implantação de uma nova estação elevatória instalada dentro do Saema, com motores de alto rendimento e bomba de alta vazão, além de uma instalação de uma nova adutora de 250mm em pead até os reservatórios do Jardim Rosana.
  • Implantação de um novo reservatório de 1 milhão de litros.

Estação Elevatória de Água Bruta do Rio Mogi Guaçu

• O novo sistema adotado consiste em duas bombas trabalhando em série com a vazão de 290 l/s, podendo chegar a capacidade de 320 l/s. O objetivo desse sistema operacional é manter as nossas represas com níveis satisfatórios, pois, com esse novo sistema, deixamos de retirar 13 milhões de litros a cada 24 horas.
  • Está em estudo a criação de um novo projeto para a instalação de uma bomba booster no trajeto da adutora do Rio Mogi Guaçu até a Estação do Jardim Cândida.