Publicado em: 29/10/2021 às 11:26
Cronograma de entulho: descarte do Setor 3 retorna no dia 4 novembro
Colocação de sobras de materiais de construção, restos vegetais e trecos acontece até o domingo (7); disposição não pode ultrapassar o volume máximo de 1,5 m³
A colocação de entulho nas vias públicas não pode ultrapassar o volume máximo de 1,5 m³, por residência

O descarte de entulho do Setor 3 retorna no dia 4 de novembro (quinta-feira) e segue até o domingo (7). O recolhimento de sobras de materiais de construção, restos vegetais e trecos será realizado, a partir da segunda-feira (8).

O Setor 3 é formado pelos seguintes bairros: Campinho, Jardim 8 de Abril, Jardim Abolição, Jardim Bela Vista, Jardim Buzolin, Jardim Campestre, Jardim Araras I, Jardim Copacabana, Jardim das Flores, Jardim das Nações I e II, Jardim das Palmeiras, Jardim Dalla Costa, Jardim Dom Bosco, Jardim dos Ypês, Jardim Fátima, Jardim Flamboyant, Jardim Florença, Jardim Geny Mercatelli, Jardim Itália, Jardim Luiza Maria, Jardim Oswaldo Buzolin. Jardim Ouro Verde, Jardim Santa Efigênia, Jardim Santa Marta, Jardim Santo André, Jardim Universitário, Jardim Nova Suíça, Chácaras Maria Rosa, Bosque de Versalles, Vila Candinha, Vila Madalena de Canossa, Vila Rodini, Jardim Esplanada, Jardim Planalto, Jardim Bosque dos Ipês, Jardim Terras Nobres e Jardim Olivia Park.

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a colocação de entulho nas vias públicas não pode ultrapassar o volume máximo de 1,5 m³, por residência.

Chatbot “Canal Araras”

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a coleta de entulho no município, a Prefeitura de Araras criou o Chatbot “Canal Araras”. A ferramenta traz respostas às dúvidas do serviço de Coleta de Entulho na cidade. Para utilizar a ferramenta basta adicionar o número (19) 99738-4792 na lista de contatos do seu celular e enviar mensagem através por meio do WhatsApp. Assim que você envia um "olá", a assistente virtual traz opções para esclarecer dúvidas acerca deste serviço.

As questões que podem ser sanadas pelo “Canal Araras” são: datas de descarte de entulho no seu bairro, tipos de entulho e como devem ser descartados, informações sobre o ecoponto, valores cobrados para volumes de descarte acima do permitido e também informações sobre multas.

Ecoponto

Além disso, para que os munícipes não deixem o material acumular em suas residências, a Prefeitura também disponibiliza um Ecoponto, onde os entulhos podem ser levados pelos próprios munícipes. Nesse caso, são permitidos resíduos vegetais em quantidade ilimitada, resíduos de construção, em quantidade máxima de 15 sacos com 30 kg cada e móveis/trecos, com volume máximo de 3m³, desde que estejam separados por categoria. Caso estejam misturados, os resíduos não serão aceitos.

A área de transbordo fica na Rua Virgílio Salviato, 2.550, no Parque Tiradentes, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h. Aos sábados, o descarte pode ser realizado das 7h às 16h.

Cobranças

Em Araras, descartes em datas não permitidas ou acima de 1,5m³ serão cobradas. Por isso, fique atento ao cronograma:

- remoção acima de 1,5m³ de acordo com o cronograma: R$259,22 a cada 1,5m³ excedentes;

- Remoção em dias fora do cronograma previsto para o seu bairro: R$360 a cada 1,5m³;

- descartes irregulares serão enquadrados na Lei 4.927/2016, com multas a partir de seis salários mínimos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-1386 ou no link https://araras.sp.gov.br/cronograma_entulho.