Notícias / Cultura
Publicado em: 27/10/2021 às 15:11
Biblioteca Municipal ultrapassa 25 mil leitores cadastrados
Com um acervo de mais de 35 mil livros, prédio público conta também com espaço infantil, salão de estudos e laboratório de informática
Fachada da Biblioteca Municipal Martinico Prado. Créditos: Wilson Lima/Secom-PMA

 

A Biblioteca Municipal Martinico Prado ultrapassou a marca de 25 mil leitores cadastrados no sistema. Com um acervo de mais de 35 mil livros catalogados, o prédio público conta também com espaço infantil, salão de estudos e laboratório de informática (com internet) para realização de pesquisas.

“Nós recebemos com muita alegria a constatação de que a biblioteca desperta interesse nos leitores ararenses e tem sido um espaço de empréstimos de materiais, consulta de itens históricos, autores de nossa cidade e escritores do mundo inteiro”, comentou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

No espaço, os leitores encontram romances, literatura infantil, poesias, contos, crônicas, materiais científicos, livros de Filosofia, entre outros assuntos. “O nosso público-leitor vai de criancinhas até idosos de mais de 80 anos. Os autores preferidos dos leitores são J.K Rowling, da série Harry Potter, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Carlos Drummond de Andrade, por conta dos vestibulares, e escritores de literatura corrente, como Rick Jordan, Danielle Steel, Nora Roberts, entre outros”, acrescentou Bastos.

Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a Biblioteca Municipal, além do bibliotecário Gustavo, conta com os seguintes servidores municipais em seu quadro de funcionários: João Mauro de Assis (chefe de serviço), Vinicius Duarte Caetano (auxiliar administrativo), Isabella Brolezi Ferreira (auxiliar administrativo) e Rosimeire das Graças (servente).

 

Como faço para me cadastrar na Biblioteca Municipal?

Para se cadastrar na Biblioteca é muito fácil. Basta realizar o registro no local e apresentar comprovante de residência (contas da Elektro ou do Saema), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Carteira de Identidade) e pagar taxa única de R$ 9,08. Com o cadastro, o usuário recebe uma carteirinha que possibilita acesso aos serviços. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

“A Biblioteca está liberada para visitas. Depois de muito tempo, devido à pandemia da Covid-19, o pessoal pode ter contato novamente com o acervo. Para segurança de todos, é obrigatório à utilização de máscara no prédio, assim como a higienização das mãos com álcool gel”, completou o bibliotecário.

No site da Prefeitura de Araras (www.araras.sp.gov.br/biblioteca), há possibilidade de consultar o acervo do local. Os empréstimos de livros são válidos por 15 dias, sendo a renovação realizada pessoalmente ou pelo telefone 3551-1534. A Biblioteca Municipal Martinico Prado fica na Rua. Dr. Armando Sales de Oliveira, s/nº, Centro.

 

Acervo com mais de 35 mil livros. Créditos: Wilson Lima/Secom-PMA
Sala de estudos. Créditos: Wilson Lima/Secom-PMA
Espaço infantil. Créditos: Wilson Lima/Secom-PMA
Laboratório de informática. Créditos: Wilson Lima/Secom-PMA

 

Secom/Prefeitura de Araras