Publicado em: 01/10/2021 às 16:26
Em evento comemorativo aos 54 anos da Guarda Civil Municipal, prefeito anuncia contratação de mais 60 GMs
Edital para novo concurso público deve ser publicado ainda em 2021
Evento nesta sexta-feira (1º) comemorou os 54 anos da Guarda Civil Municipal

Evento realizado na manhã desta sexta-feira (1º), no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, o prefeito de Araras Pedrinho Eliseu, anunciou a autorização para abertura de novo concurso público para contratação de Guardas Municipais. O evento marcou a comemoração de 54 anos da corporação.

O evento contou também com a participação da vice-prefeita Anete Monteiro dos Santos Casagrande e outras autoridades, como o delegado titular da Polícia Civil Edegar Albanez, do comandante da GCM Geraldo Donizete Pereira, do  Presidente da Câmara Municipal vereador Rodrigo Soares, dos vereadores Mané da rádio e Ana Júlia Casagrande, além de secretários Municipais.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Fernando Chieregatto destacou a atuação da GM. “Nossa responsabilidade se torna ainda maior com o crescimento da cidade, mas contamos com o apoio incondicional de toda a tropa para trazer segurança e tranquilidade aos ararenses de bem”.

Já o prefeito Pedrinho Eliseu falou sobre o bom relacionamento entre todas as forças de segurança na cidade. “A cooperação entre as policias é essencial para o combate à criminalidade. Não se pode pensar em cada instituição atuando de forma isolada. Aqui em nossa cidade a Guarda Municipal também é uma força policial fundamental e atua de forma permanente, monitorando dados e planejando ações de enfrentamento ao crime”.

Concurso Público

Durante o evento, o prefeito de Araras anunciou a autorização para a realização de Concurso Público para a contratação de 60 Guardas Municipais. O mesmo concurso prevê a criação de um cadastro de reserva de mais 60 GMs. O edital deve ser publicado ainda em 2021.

História

A Guarda Municipal de Araras foi fundada no ano de 1967 pelo então ex-prefeito Ivan Estevam Zurita, com objetivo de proteger e cuidar do patrimônio público, mas também como força policial auxiliar às Polícias Militar e Civil.

Hoje, a Guarda Municipal de Araras está incorporada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e atualmente conta com efetivo de 163 guardas, dos quais 24 são agentes femininas.

Atuando na prevenção de crimes com patrulhamento preventivo e proteção da sociedade, a corporação dispõe de 25 viaturas e 5 motos.

Secom/PMA