A equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) realizou, na manhã desta quinta-feira (16), avaliações ambientais em algumas dependências da Emei Nona Catharina, como cozinha e lactário, com medição de ruído, luz e calor.
As medições e quantificações realizadas no ambiente de trabalho têm como principal finalidade mensurar os riscos aos quais os servidores estão expostos. Existem regulamentações e índices para os diversos fatores de exposição, que devem ser medidas e adaptadas a fim de preservar a saúde dos trabalhadores.
“Nosso objetivo é oferecer saúde e segurança aos nossos servidores. Com essas medições vamos poder apontar quais são os riscos das atividades e o que poderemos fazer para diminuir esses riscos”, explicou a engenheira de Segurança do Trabalho, Júlia Picciano.
Os equipamentos utilizados para as avaliações foram adquiridos no último mês pelo SESMT, por meio da Secretaria da Administração. Até o momento, o Executivo Municipal tinha que contratar empresas terceirizadas para realizar medições e avaliações de calor, ruído e iluminação em ambientes internos de trabalho, o que custava em torno de R$ 200 mil por ano, devido à necessidade de renovação de laudos e documentos.
“Essas avaliações estão sendo realizadas pelos nossos técnicos com os novos equipamentos, um medidor de Stress Térmico, um Dosímetro e um Luxímetro. O medidor de Stress Térmico ou termômetro de globo tem o objetivo de medir o calor radiante existente no ambiente de trabalho. O Dosímetro é um dispositivo que tem como função medir a exposição de um indivíduo à radiação, ruído e vibração excessivos. Por fim, o Luxímetro tem o objetivo de verificar a quantidade de luminosidade nos ambientes.”, explicou o técnico em Segurança do Trabalho, Júlio César Nascimento dos Santos.
Secom/Prefeitura de Araras