Publicado em: 27/12/2019 às 10:47
Prefeitura de Araras e Senai promovem formatura de curso profissionalizante para jovens em medidas socioeducativas
Adolescentes acompanhados pela equipe do Creas, que cumprem medidas socioeducativas, concluíram cursos de formação por meio de parceria entre a Prefeitura e o Senai

Secom

Veja o vídeo.

A Prefeitura de Araras, em parceria com o Senai, realizou neste mês de dezembro o encerramento de curso profissionalizante para 16 jovens que cumprem medidas socioeducativas, em liberdade assistida. O trabalho foi acompanhado pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), setor ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

O curso, realizado pelo Senai, teve duração de 164 horas, com principal objetivo de inserir esses jovens no mercado de trabalho, além de realizar a inclusão social, por meio de novas perspectivas. Nas aulas, os alunos trabalharam noções de empreendedorismo e administração de finanças, além de conhecimentos sobre a indústria.

“Essa formação visa que esses jovens sejam vistos pela indústria como novos profissionais para o mercado, oferecendo uma nova possibilidade de inserção social. É transformador”, comentou o coordenador de relacionamento com a Indústria, Devanir Guares.

De acordo com o diretor do Senai/Araras, Alexandre Barreto Rodrigues, um dos objetivos da instituição é promover a inclusão social. “Já fazemos isso de maneira indireta através de praticamente todos os cursos que oferecemos, mas, nesse caso em especial, conseguimos trabalhar ainda mais alguns valores, que são eficazes para atingirmos essa meta”, ressaltou.

O Creas é um equipamento que oferta serviços especializados para famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social por violação de direitos, no âmbito da assistência social. Além disso, articula também serviços como saúde, educação, habitação, programas sociais, de acordo com a demanda de cada atendimento. Atualmente, 40 adolescentes em medidas socioeducativas são acompanhados no local.

“Fizemos essa parceria com o Senai, visando oferecer novas oportunidades de aprendizado e inclusão para esses jovens. Queremos que eles se sintam pertencentes ao município e vislumbrem novas perspectivas e sonhos. O conhecimento e educação são a porta de entrada para uma nova vida”, explicou a secretária de Assistência Social, Marilda Fachini.