Publicado em: 01/08/2019 às 15:32
269 testes para hepatites virais foram realizados nas Feiras Noturna e do Agricultor
Participantes também foram orientados sobre a importância da prevenção, diagnóstico e do tratamento das hepatites

Secom

269 testes rápidos para hepatites virais foram realizados nas Feiras Noturna e do Agricultor

A Prefeitura de Araras, em parceria com o Rotary Club Araras Sul, realizou 269 testes rápidos para hepatites virais nas Feiras Noturna e do Agricultor terça (30) e quarta-feira (31), respectivamente. Além disso, as equipes da Secretaria da Saúde realizaram 83 testes na Usina São João e 21 na DPA, em ações realizadas durante a Campanha Julho Amarelo.

Em julho, no ambulatório SAE/Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras, 76 testes foram realizados. Nas unidades de atenção básica foram 132 testes. No total, 581 testes para hepatites virais foram realizados durante todo mês, com cinco resultados positivos.

Durante as ações que visam à conscientização com relação às hepatites virais, os participantes também receberam orientações sobre a importância da prevenção, diagnóstico e do tratamento da doença, que acomete milhões de pessoas no Brasil e pode se tornar crônica.

“É importante ressaltar que, durante todo o ano, todas as unidades de saúde da rede municipal e também o SAE/Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves disponibilizam os testes, que são a forma mais rápida de se realizar o diagnóstico inicial”, ressaltou a enfermeira do SAE/CTA, Maria Elisa Oliveira.

Nos primeiros seis meses de 2019, 31 casos de hepatites virais foram registrados em Araras. As hepatites B e C são doenças silenciosas causadas por vírus e podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em objetos (agulhas, alicates, aparelhos de barbear), pelo uso de material não esterilizado na colocação de piercings ou realização de tatuagens, bem como cirurgias. Além disso, sexo desprotegido também pode transmitir a doença.