Foi ativado na tarde desta terça-feira (8) o segundo semáforo de pedestres instalado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, por meio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito). Esse dispositivo está instalado na avenida Dona Renata (Marginal), nas proximidades da Delegacia do Município, local escolhido por ser considerado crítico em termos de fluxo de veículos e pedestres.
O primeiro semáforo do tipo já instalado e que entrou em operação em outubro deste ano fica na avenida Loreto, em frente à Escola Estadual Carlota Fernandes de Souza Rodini.
A ativação desse segundo semáforo de pedestres ocorreu simultaneamente à adoção de uma série de medidas do Demutran, inclusive nos próprios locais de instalação, com a implementação de lombofaixas ou faixa elevada – como no caso da Marginal – reforço na sinalização vertical e campanha de orientação.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquillo Beraldo, o Demutran vem promovendo palestras nas escolas, panfletagens e outras ações, incluindo no trabalho as informações sobre como utilizar o semáforo de pedestres, novidade no município.
“Além disso estamos estudando a possibilidade de colocar já nos próximos dias mais uma placa de orientação sobre como proceder e também para estimular o uso do dispositivo”, disse ele.
Beraldo afirma, também, que no caso da Marginal, agentes de trânsito estarão nos horários de pico buscando intensificar a presença no local, orientando os motoristas e pedestres quanto à presença e ao uso do novo dispositivo de segurança.
Os dispositivos possuem botoeiras que devem ser acionadas pelos cidadãos, antes de iniciarem a travessia pela faixa de pedestres. No momento em que a botoeira for acionada, o semáforo será ativado, sinalizando para que os veículos parem e permitam a travessia segura dos pedestres.
Os semáforos foram colocados pela empresa Arco Iris, que ficará também responsável pela manutenção e solução de eventuais problemas técnicos que possam ocorrer.
Secom/PMA