Publicado em: 04/10/2016 às 16:30
Bonde turístico fará passeio noturno saindo da Praça Barão aos domingos
Menor do que o praticado durante o dia, roteiro será realizado das 19h às 22h

O Bonde Turístico passa a fazer passeio noturno aos domingos com saída da Praça Barão de Araras, em frente ao Largo da Basílica. O itinerário será um pouco menor que o praticado durante o dia, quando o Bonde sai do Lago Municipal.

Os passeios, que têm início neste domingo (18), serão sempre das 19h às 22h, e passarão pelos principais pontos turísticos localizados na região central, como Casa da Memória e Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo. A taxa cobrada para esse itinerário será de R$ 5 - valor menor do que os passeios que saem do Lago, por se tratar de um percurso reduzido.

Produzido artesanalmente, o bonde terá riqueza visual com detalhes que remetem ao início do século passado, quando veículos parecidos se moviam sobre trilhos e debaixo de linhas elétricas. Os integrantes são todos uniformizados, mantendo a originalidade dos bondes. O veículo ainda é equipado com sistema de som multimídia, totalmente seguro para crianças e adultos e autorizado pelo Inmetro por meio de inspeção veicular.

Guias especializados irão coordenar os passeios contando a história dos principais pontos turísticos, com o objetivo de mostrar as riquezas e belezas da cidade. De acordo com a empresa, a proposta inicial será realizar apenas o roteiro urbano, por enquanto, sem paradas nos locais. O projeto para passeios na zona rural ainda está em estudo para melhor viabilização logística das paradas e escolha de pontos turísticos.

Passeios de manhã e tarde
Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, o Bonde tem como ponto de partida o Parque Municipal Fábio da Silva Prado – Lago Municipal, em frente ao restaurante do Lago.

São visitados nesse roteiro os seguintes pontos turísticos: Centro Histórico de Araras (Biblioteca Municipal Martinico Prado, Praça Monsenhor Quércia (Calçadão), Cine Santa Helena, Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, Casa do Artesão, Praça Barão de Araras, Casa da Cultura, Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, Coreto, Fonte, Obelisco), Mercadão Municipal, Igreja Santa Cruz, Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita e Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto.

É cobrada taxa aos passageiros no valor de R$ 10 para passeios com 40 minutos de duração - crianças com até cinco anos de idade acompanhadas dos pais ou responsáveis não pagam ingresso. Além disso, ao comprar o passaporte, o passageiro já conta automaticamente com o Seguro de Acidentes Pessoais de Passageiros (Seguro APP), indenização por danos decorrentes de acidentes pessoais com passageiros transportados.

O serviço do bonde é oferecido pela empresa Marília Ap. Bortolino Altoé Locação ME, pertencente ao grupo Nativio Transportadora Turística Ltda., vencedora da outorga de concessão para implantação e administração dos serviços públicos, pelo período de 20 anos. Neste caso, o município não tem custo algum com a manutenção do serviço, que é de total responsabilidade da concessionária.

Secom/PMA