A+ A-
Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 04/10/2016 às 15:14
Revitalização: Parque Ecológico ganha nova iluminação com efeito cênico
Iniciativa faz parte de um pacote de melhorias previsto para ser entregue neste mês; espaço contou também com instalação de equipamentos de tirolesa e arvorismo

O Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto ganhou mais segurança para caminhadas noturnas. Um novo conjunto de iluminação foi instalado no parque e é composto por mais de 100 postes. A iniciativa faz parte da revitalização do parque, prevista para ser entregue até o final de agosto.

O projeto também contou com a instalação de mais de 30 refletores, acoplados em caixas próximo a algumas das árvores mais frondosas e em pontos estratégicos para criar um efeito cênico - hoje já existente em alguns pontos da Praça Barão de Araras.

Foram instalados ainda 73 postes com sete metros de altura e outros 32 com altura de 12 metros. Neles foram colocados conjuntos de lâmpadas de vapor metálico que garantirão mais segurança e tranquilidade a quem frequenta o local.

Academias de ginástica e playgrounds
Os serviços de revitalização do Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto incluem também a instalação de academias de ginástica ao ar livre, em diversas áreas do local. São, ao todo, três academias que contam também com aparelhos acessíveis, destinados a pessoas com deficiência.

Além disso, estão sendo instalados playgrounds em vários pontos do parque, semelhantes ao do Lago Municipal. A reforma ainda conta com a colocação de mais dois bebedouros no modelo padrão do município, além de banheiro público acessível e lombofaixa na Av. Melvin Jones, melhorias em todo o passeio público e no paisagismo.

 

Arvorismo e tirolesa
Os circuitos de arvorismo e tirolesa implementados no Parque Ecológico têm por objetivo incrementar e fomentar o turismo no local.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, a instalação dos equipamentos já está quase concluída. A exploração dos serviços ficará a cargo da empresa vencedora da licitação, que será realizada na modalidade concorrência pública.

Além destes atrativos, o Parque ainda contará futuramente com pedalinhos e uma parede para escalada artificial, equipamentos que serão instalados em breve no local e que também poderão ser administrados por empresas terceirizadas e especializadas no setor.

O circuito de arvorismo terá 100 metros de comprimento com suas estações entre três e cinco metros de altura. Já a tirolesa também terá 100 metros de extensão e passará por cima de um dos lagos do espaço de lazer.


Secom/PMA