“A praça ficou muito bonita e, juntos, os moradores ajudarão a cuidar desse espaço. Tanto que até já plantamos mudas de árvores, como pé de manga, jaca, jambolão e caju. É preciso manter a vegetação dessa área e cuidar da natureza”. Essa é a visão do morador do Jardim Flamboyant, Manoel Alexandre da Silva: participar e ajudar o Poder Público a cuidar do que é de todos.
Manoel, junto a outros vizinhos, como seu Antônio Francisco Torres, tem plantado mudas frutíferas e contribuído para preservar a APP (Área de Preservação Permanente), que fica do lado da nova praça Attílio Stival, entregue pela Prefeitura de Araras no último sábado (26).
“Temos que cuidar dessa praça, pois ela é nossa. Antes, aqui era só um terreno e agora ficou muito bonito. Já faz dois anos que moro aqui e precisávamos de um espaço como esse para as crianças brincarem. Além disso, gosto muito de plantar mudas e contribuir para deixar o local mais arborizado”, disse seu Antônio, que mora em frente à praça, na Rua Mário Neodini.
Outra moradora que gostou da praça foi Patrícia Conceição Kaisa Oliveira. “O playground ficou muito bom. Um ótimo espaço para trazer as crianças para brincar”, disse ela, que mora na Rua Francisco Henrique Dahmen e levou sua filha, Yasmim Kaisa Oliveira, na inauguração.
O que reforça ainda mais a participação popular dos moradores do bairro é que a construção do novo espaço foi indicada em reuniões do Orçamento Participativo da região sudeste. Nas reuniões realizadas em todas as regiões da cidade, a população pode dar sugestões e reivindicar melhorias para o local onde mora.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla também ressaltou que uma comunidade organizada conquista as melhorias que precisa com mais facilidade. “Os moradores vieram até nós e reforçaram o pedido. Atendemos à reivindicação apresentando e viabilizando o projeto. Com certeza, o Jardim Flamboyant ficará um bairro mais enobrecido e mais rico com esta nova praça”, destacou.
O vereador Breno Cortella também destacou que a sociedade, quando se organiza, fortalece suas reivindicações. “Esse é um momento muito importante para todos os moradores do bairro. Agora, zelem por este espaço. Além disso, movemos esforços para implementar melhorias nessa região, como, por exemplo, uma melhor organização viária na entrada do bairro, que precisa ser solicitada à concessionária Arteris”, ressaltou.
Outro vereador presente, Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé), pediu aos moradores para que cuidem da praça. “Peço a colaboração de todos para que denunciem quando virem pessoas praticando vandalismo. Lembro quando os moradores vieram falar comigo e pudemos agilizar a realização de mais essa conquista. Fico feliz por ter contribuído”, completou.
Homenagem
“Muito obrigado à Prefeitura pela homenagem a meu pai, que ajudou, junto a outros inúmeros ararenses, a construir essa cidade”. Essas foram as palavras de Elisa Stival Toffoli, nona filha de Atílio Estival, que teve seu nome eternizado na nova praça do Flamboyant.
Filho dos italianos Vicenço Stival e Elisa Agostini, Attilio nasceu em 10 de maio de 1919. Dedicou toda a sua vida à lavoura e atividades agrícolas, sempre junto a sua família. Em Araras, residiu no bairro rural Maniçoba, junto da esposa Adelaide Panini e os doze filhos. Quando ficou viúvo, mudou-se para o Jardim Cândida. Faleceu em 12 de março de 1969, vítima de arteriosclerose cerebral.
Também participaram da cerimônia de entrega da praça o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e de Planejamento, Gestão e Mobilidade Fábio Franco, demais secretários e diretores da administração municipal, além de familiares de Attilio Stival.
Caminhadas, playground e contato com a natureza
Localizada do lado de uma APP (Área de Preservação Permanente), a nova praça une lazer e contato com a natureza. Construído em uma área de 13.360.97 m², o novo espaço conta pista para caminhadas, playground, minicampo, quiosques, academia ao ar livre, bicicletário, rampas de acessibilidade, bebedouros, paisagismo e arborização.
A praça também chegou a receber o plantio de mais mudas nativas como maneira de reflorestar áreas com carência de vegetação. Parte do plantio ficou por conta da empresa responsável pela obra e o restante com o Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.
Horácio Busolin Júnior / Secom