A programação do tradicional Cortejo das Águas de Oxalá terá também palestras, oficinas e atrações musicais. Os festejos que resgatam e valorizam a cultura africana começam sexta-feira (29) e seguem até domingo (31), dia em que acontece a lavagem do entorno e da escadaria da Igreja de Santa Cruz.
O Sítio Quilombo Anastácia, localizado no Assentamento Rural Araras 3, vai receber o Tefokafumi - Tenda de formação e cidadania Kafu Milodê. As atividades começam sexta-feira, às 19h30, com oficina de ervas medicinais com Doné Oyaci.
Já no sábado (30), a mesma oficina acontece a partir das 9h, seguida de plantio de mudas ao redor do Sítio. Às 14h, será realizada palestra com o tema Território Sagrado, coordenada pelo professor Juarez Xavier (Unegro), Pejigan Rafael Pinto (Conen) e Lúcia Omidewa (Ylé Axé Opó Afonjá).
Após a palestra, o público irá assistir ensaio aberto do bloco afro Omo Obá Kossun. Já às 18h, haverá roda de capoeira de Angola e samba de roda.
O ogan Márcio Folha, um dos organizadores do evento, ressalta a importância das palestras para fortalecer a divulgação da cultura e religião africanas. “Os palestrantes são pessoas muito importantes do movimento negro de São Paulo e a Yá Lucia Omidewá é uma convidada especial, que vem de João Pessoa/PB. Ela vem de uma casa tradicional de candomblé, umas das mais antigas do país, com cerca de duzentos anos de existência”, ressalta.
O cortejo
No domingo, acontece o tradicional cortejo Águas de Oxalá. A concentração será às 8h, no Calçadão Monsenhor Quércia. De lá, os participantes seguem pelas ruas centrais, rumo à Igreja Santa Cruz. Em seguida acontece a tradicional lavagem da escadaria da Igreja. Como no ano passado, a atividade também será realizada visando o uso racional da água, evitando desperdícios.
No período da tarde, acontece roda de samba com o grupo Ylesambaxé, no Sítio Quilombo Anastácia. A apresentação começa às 16h e contará com a participação de Guilherme, do grupo Os Crioulos, e do cantor Cleber Teixeira.
História
Em Araras, o Cortejo Águas de Oxalá começou ainda na década de 80, com o babalorixá Adailton de Yansã, em parceria com o Acervo Cultural Afro-brasileiro, coordenado por Neuza Maria Pereira Lima.
No início, o evento envolvia a lavagem da escadaria sob a imagem do Cristo Redentor, no Jardim São João. Essa tradição chegou a ser esquecida por alguns anos, em função do falecimento de Adailton. No entanto, com o apoio do Município de Araras, o ato foi retomado e a lavagem passou a ser realizada na Capela de Santa Cruz.
Como em anos anteriores, o evento atrai a atenção de fotógrafos da cidade e região, que registram os momentos mais marcantes do cortejo.
O 22º Cortejo Águas de Oxalá é uma realização da Comunidade Religiosa Ylê Axé de Yansã e do Conselho Municipal da Participação, Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, em parceria com a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria de Ação Cultural e Cidadania.
O evento, que também intensifica a luta contra o racismo, ganhou forças com a instituição do Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro. O projeto de lei é de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella.
Programação
Sexta-feira (29)
Tefokafumi - Tenda de formação e cidadania Kafu Milodê
19h30 – Oficina de ervas medicinais com Doné Oyaci
Local: Sítio Quilombo Anastácia, Assentamentos Rurais III – Estrada Rural dos Jacarandás – Lote 1
Sábado (30)
Tefokafumi - Tenda de formação e cidadania Kafu Milodê
9h - Oficina de ervas medicinais com Doné Oyaci
14h – Palestras com o tema Território Sagrado – Palestrantes: professor Juarez Xavier (Unegro), Pejigan Rafael Pinto (Conen) e Lucia Omidewa (Ylé Axé Opó Afonjá)
16h – Ensaio aberto com o bloco afro Omo Obá Kossun
18h – Roda de capoeira Angola e samba de roda
Domingo (31)
8h – Concentração do cortejo Águas de Oxalá no Calçadão Monsenhor Quércia
9h – Saída do cortejo para as ruas centrais rumo a Igreja Santa Cruz
Lavagem das escadarias da igreja
16h – Show com o grupo Ylesambaxé – Sítio Quilombo Anastácia – Assentamentos Rurais III
Horácio Busolin Júnior/ Secom