A Praça Barão de Araras passou a contar novamente com o brilho e a beleza da Fonte Luminosa que voltou a funcionar nesta semana após a realização de reparos feitos pelo Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) de Araras – o mesmo trabalho foi realizado no laguinho próximo ao Obelisco.
Devido à crise hídrica, no ano passado, a Fonte Luminosa teve que ser desligada. No entanto, em 2015, a crise vem sendo superada com as chuvas dos últimos meses e as medidas adotadas pela autarquia para suportar o momento crítico com a falta d´água.
Com a chegada das festas natalinas, e com a situação hídrica controlada, o presidente do Saema Felipe Dezotti Beloto programou com a sua equipe a manutenção do dispositivo para deixar a Praça Barão de Araras ainda mais brilhante.
“Nossa praça é um orgulho no quesito de beleza, não seria justo deixar a Fonte Luminosa desligada no meio da decoração natalina que foi montada no local. Ela faz parte do lazer da população ararense que frequenta a nossa praça”, disse.
Laguinho próximo ao Obelisco
Outra manutenção realizada na Praça é no laguinho, próximo ao Obelisco, onde se encontram peixes exóticos de várias espécies.
A equipe do Saema vem contando com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos Urbanos e Rurais para a execução dos serviços.
O laguinho também foi desativado no ano passado devido à crise hídrica. Na época os peixes tiveram que ser transferidos para o Lago Municipal.
Nesta quinta-feira (3), o Saema enchia novamente o lago com água, após a instalação de um novo filtro. A previsão, segundo a Secretaria de Serviço Públicos, Urbanos e Rurais, é que os peixes – aproximadamente 10 carpas – sejam devolvidos ao lago na próxima semana.
“É preciso esperar de dois a três dias para a oxigenação da água, e só assim colocar os peixes novamente no lago”, disse Sandra Milaré, secretaria de Serviços Públicos, Urbanos e Rurais.
Ela ainda pede aos cidadãos para que evitem jogar comidas aos peixes. “Não é permitido de maneira alguma, dar comida aos peixes. No ano passado, tivemos casos de mortes de alguns deles. Por isso, peço a colaboração da população para que não jogue também nem objetos no tanque. O lago é uma das atrações da Praça e precisa ser conservado”, completa.
Secom
Com informações de Ederaldo Poy/Saema