Cuidar e preservar a natureza. Partindo deste principio é que a Prefeitura de Araras irá promover o 2º SOS Bosque Ararinha. A mobilização acontece no dia 15 de novembro, feriado nacional do Dia da Proclamação da República.
O evento tem por objetivo chamar atenção da população para a necessidade de preservar o Bosque José Fernandes de Mattos (Ararinha), que tem 146 m² de vegetação secundária e é o maior espaço verde localizado na zona urbana da cidade. A proposta é mobilizar os moradores da região para que cuidem do bosque e pratiquem caminhadas, atividades físicas e de lazer.
Estão previstas inúmeras ações, como caminhada de 1,8 km em volta do bosque, aula de zumba, plantio de mudas nativas, além de homenagem ao patrono do bosque, sorteio de brindes aos participantes e show com a dupla sertaneja André e Adenilson.
A Secretaria de Saúde também irá disponibilizar uma tenda para atividades de conscientização sobre o combate à dengue e de prevenção sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Além disso, a organização da 2ª Caminhada Passos que Salvam estará no evento para venda de kits do evento de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, compostos por camiseta, boné, cadarço e squeeze (garrafa). O kit custa R$ 30.
Preservar o maior espaço verde e urbano de Araras
Uma mobilização semelhante para conscientizar a população sobre a importância da preservação do bosque foi realizada em 2013 e reuniu milhares de pessoas. Na época, a ideia era chamar a atenção da população para o descarte incorreto de lixo no espaço e convocar os moradores para que tomassem conta do bosque.
Desde então, além do trabalho de conscientização, a Prefeitura realizou inúmeras melhorias no local, como a retirada das baias que foram implantadas por populares para abrigar animais no local, visando transformar a área, no futuro, em um Parque Municipal, com atividades educativas e de lazer.
“A ideia deste evento é chamar a população para conferir como o bosque ficou bonito e muito diferente do era há alguns anos. Hoje, ele é um espaço perfeito para a prática de exercícios, caminhadas e corridas. Fizemos um trabalho intenso para tornar o local agradável e será importante conscientizar os moradores da região para que continuem a preservá-lo”, disse José Gonçalves Filho (Paraíba), coordenador do CAM (Centro de Atendimento ao Munícipe) Guerino Bertolini.
A realização do evento é liderada pelo CAM Guerino Bertolini, em parceria com as Secretarias de Ação Cultural e Cidadania, Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Ação e Inclusão Social, por meio do Cras José Ometto (leste 2), Educação, Comunicação Social e Institucional e Saema (Serviços de Água, Esgoto e Meio Ambiente), além de lideranças comunitárias de bairros da zona leste de Araras.
Mais segurança
Outra importante intervenção realizada neste ano no Bosque Ararinha foi o cercamento de todo entorno do espaço. A medida garantiu mais segurança e proteção e deu ao bosque o aspecto de parque municipal.
Os serviços já realizados incluíram a limpeza do local e a retirada das árvores menores do entorno para liberar a área onde foi instalado o alambrado, semelhante ao do Parque Municipal Fábio da Silva Prado. Além disso, foram instalados dois portões para controle da entrada de visitantes e disponibilizados funcionários para realizar a limpeza do local.
Além do cercamento, foi realizado também o plantio de mais de 2,5 mil mudas de árvores, em parceira com a comunidade.
As melhorias no local integraram o projeto de revitalização do espaço, coordenado pelo projeto S.O.S Bosque Arararinha, movimento criado pela Prefeitura.
Programação do 2º SOS Bosque Ararinha
Dia 15 de novembro – Domingo
7h30 – Abertura, credenciamento e concentração da caminhada - é importante que os participantes façam o credenciamento para que possam concorrer aos brindes que serão sorteados no final do evento.
8h – Caminhada de 1,8 km em volta do Bosque
9h – Aula de zumba
9h30 – Plantio de mudas nativas
10h30 – Homenagem à família do patrono José Fernandes de Mattos (Ararinha) e sorteio de brindes aos participantes do evento
11h – Show com a dupla sertaneja André e Adenilson
Horácio Busolin Júnior / Secom