Araras foi a cidade que mais recebeu turistas dos passeios do Roda SP da região. Ao todo, 692 turistas visitaram os pontos turísticos do município durante os passeios, realizados entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro.
A informação consta em relatório divulgado nesta semana pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Foram realizados um total de 10 roteiros diferentes passando pelas cidades de Limeira, Iracemápolis, Conchal e Cordeiropólis.
Limeira foi considerada a 2º cidade que mais recebeu visitantes com 653, seguida de Conchal com 615, Iracemápolis com 474 e Cordeiropólis com 443.
O relatório também aponta que o Parque Municipal Fábio da Silva Prado - Lago Municipal foi o atrativo turístico mais visitado em Araras. Depois, estão a Basílica Nossa Senhora do Patrocínio, o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, o Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, o Horto Florestal, o Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita e o Complexo Praça Jorge Assumpção.
Os pontos turísticos de Araras foram elencados pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, órgãos também responsáveis pela articulação que possibilitou a vinda do programa para a cidade.
Os pontos foram selecionados, neste primeiro momento, na zona urbana, para facilitar a logística, considerando que o tempo que os turistas irão despender na cidade gira em torno de 3 a 4 horas até seguir viagem para outra cidade. Outro ponto é a acessibilidade dos ônibus, além também da facilidade e proximidade de serviços como os de alimentação e comércio.
Dois roteiros também saíram do município em direção às cidades de Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis e Conchal. De acordo com o relatório, 205 ararenses viajaram para as cidades vizinhas e conheceram os pontos turísticos de cada uma delas, como a Galeria de Joias e Folhados e a Feira de Patchwork, em Limeira, a Fazenda Imperial Morro Azul, em Iracemápolis, dentre outros atrativos.
A presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Araras Ana Deguchi Martins ressaltou o potencial turístico de Araras. “Esta é uma das primeiras provas pelas quais passamos para de fato aferir o potencial turístico da cidade. Araras é uma cidade linda e recebeu muitos elogios da equipe do Roda SP. Há muito o que ser feito ainda, mas creio que caminhamos para colher os frutos de nosso trabalho muito em breve”, disse
Murilo Valencise Ziani, estagiário de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, disse que os dados refletem o empenho dos parceiros em cada ponto turístico visitado. “Queria agradecer a todos que trabalharam nos pontos turísticos visitados. Além de receber o maior número de participantes, a cidade também foi muito elogiada por quem passou por aqui”, disse.
O Roda SP encerrou seu ciclo de viagens contando com a participação de um total de 1.345 passageiros – desse montante foram vendidos 1.074 ingressos, distribuídas gratuitamente 24 cortesias e mais 247 pessoas atendidas por meio da ação do Roda SP Solidário.
O relatório também trouxe o perfil do tipo de turista que participou das viagens. Por meio de entrevistas, constatou-se que a maioria dos turistas tinham de 35 a 50 anos (33%), destacando a prevalência do público adulto. Desse total, 73% eram do sexo feminino.
Já referente ao local de residência, a maioria (96%) era composta de moradores das cinco cidades participantes do programa. Não foi identificada parcela significativa de turistas, dentre os que se pôde destacar a partir da pesquisa estão cidades aos arredores da região, como Campinas e Piracicaba.
Araras foi a cidade com melhor avaliação
Araras também foi uma das cidades melhor classificadas na pesquisa de satisfação, realizada pelo Roda SP. De acordo com a pesquisa, 70% dos visitantes que vieram para a cidade, avaliaram o passeio como muito bom - o restante de 30% definiu a visita como boa. Atrás veio Limeira com pouco mais de 60% de avaliação muito boa. A cidade vizinha também se destacou, pois foi a que mais demandou turistas para os roteiros. Saíram de Limeira um total de 588 turistas.
Outro ponto a favor de Araras foi que a cidade foi a única que não recebeu avaliação como regular, ruim ou muito ruim.
Município de interesse turístico
Araras manifestou a intenção de se tornar Município de Interesse Turístico e já prepara a documentação necessária, de acordo com a Lei 1261, projeto de Lei complementar nº 32/12, que prevê a ampliação do número de municípios beneficiários com os recursos vinculados ao Fundo de Melhorias das Estâncias. A ação institui que 140 municípios paulistas serão de interesse turístico.
Neste ano, a Prefeitura, por meio do Comtur, contratou a empresa de consultoria Turismo 360 para elaborar o Plano de Desenvolvimento do Turismo em Araras, que será um conjunto de diretrizes, fruto de uma pesquisa séria e embasada na nossa realidade.
O Plano de Turismo é documento fundamental para que Araras busque, via Comtur, o título de Município de Interesse Turístico, junto a órgãos de outras esferas de governo.
Com esse título, a cidade poderá pleitear recursos de outros entes governamentais para desenvolver o turismo como alternativa econômica no município.
Mais informações sobre o Plano de Desenvolvimento do Turismo em Araras podem ser obtidas no hotsite https://www.araras.sp.gov.br/desenvolvimentoturismo/
Horácio Busolin Júnior – Secom