Em balanço divulgado pelo Departamento de Defesa Civil, a cidade de Araras registrou no fim da tarde da última quinta-feira (10), cinco milímetros de chuva, índice considerado moderado. O relatório também aponta que ao menos seis árvores caíram por conta do forte vendaval e que houve ocorrência de granizo em algumas localidades.
“Mesmo isolada, a pancada de chuva foi intensa, especificamente na região Leste. No Jardim Fátima, na Avenida Melvin Jones, uma árvore de grande porte atingiu um poste, resultando na falta de energia elétrica em mais de 200 residências. Após a queda, acionamos a concessionária Elektro para desligar a rede, para que árvore fosse removida do local. Em todo momento, contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros”, disse o coordenador da Defesa Civil de Araras, Marcus Vinicius Cabral.
De acordo com o balanço as árvores foram cortadas e retiradas, liberando o trânsito, já na noite de quinta-feira e a remoção dos resíduos dos cortes das árvores foi finalizada nesta sexta-feira (11). “A árvore do Jardim Fátima tinha 45 anos, e sua base já estava parcialmente comprometida, o que facilitou a queda; não houve vítimas”, completou Cabral.
O que fazer quando chove forte?
A Defesa Civil recomenda que em períodos de chuvas com fortes ventos, os pedestres se abriguem em locais seguros, mas nunca debaixo de árvores ou estruturas metálicas. Já os que utilizam veículos, devem procurar percursos onde não haja árvores, evitando acidentes.
Secom/Prefeitura de Araras