Personalizar
Prefeitura de Araras

ESTADO DE SÃO PAULO

Município de Araras

Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 | 19:59

Inicial >> História

Espaço Interativo
Prefeitura de Araras
Entre em contato!
Página InicialEntre em contato!

Conheça um pouco da História de Araras

Igreja Matriz

Igreja Matriz

O primeiro registro do povoado foi em 1818, através de uma sesmaria de légua e meia, formada pelas bacias hidrográficas do rio Mogi, ribeirão Itapura e ribeirão das Araras, em terras pertencentes ao município de Limeira. Em 1862, o proprietário da sesmaria erguia a primeira capela de Nossa Senhora do Patrocínio das Araras, rodeada de algumas casas. A inauguração foi em 15 de agosto de 1862, Dia da Padroeira.

Em maio de 1865, os então proprietários da sesmaria, Bento de Lacerda Guimarães (futuro Barão de Araras), e José de Lacerda Guimarães (Barão de Arary), doaram o terreno para o patrimônio da respectiva igreja dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio.

Em 24 de março de 1871, o povoado de Nossa Senhora do Patrocínio foi elevado à categoria de vila, passando a partir daquele momento a constituir um município, que já possuía cinco mil habitantes. A primeira eleição de vereadores foi em 07 de setembro de 1872. O município foi instalado em 07 de janeiro de 1873, com a constituição da 1ª Câmara Municipal e em 02 de abril de 1879 foi elevada à categoria de cidade.

As grandes fazendas de lavoura de café predominavam na cidade e eram responsáveis pelo progresso que surgia na região. Em abril de 1877, os trilhos da Companhia Paulista de Estrada de Ferro eram a principal forma de escoamento da produção agrícola da região, o que acelerou o progresso da cidade.

A imigração foi grande influenciadora na formação da população de Araras. Com o ciclo do café, italianos, portugueses, suíços e alemães se incorporaram à vida econômica que vinha sofrendo prejuízo com a falta de mão de obra na lavoura devido à abolição da escravatura.

 

FUNDADORES DE ARARAS

Barão de Araras

BARÃO DE ARARAS
Bento de Lacerda Guimarães

Barão de Araras

Jose de Lacerda Guimarães
(Barão de Arary)

Bento de Lacerda Guimarães  e Jose de Lacerda Guimarães, Fundadores de Araras eram filhos de Antonio de Lacerda Guimarães e Maria Franco, lavradores em Belém de Jundiaí, hoje Itatiba.

Em dezembro de 1847, os irmãos contraíram matrimonio, o primeiro com Manoela Assis de Cássia, e o segundo com Clara Miquelina de Jesus, filhas de Alferes Franco, possuidor de uma das maiores fortunas da época e que, parte de seu patrimônio localizava-se em Araras.

Após o casamento os irmãos concretizaram a sociedade Lacerda & Irmãos cujo objetivo principal era a cultura de café, nos sítios Montevidéu (hoje Fazenda Montevidéu) e Bocaina.  

Espaço Interativo
Opções do Site

Escolher tema do site:


Biblioteca Municipal

Selecionar

Igreja Matriz

Selecionar

Praça Barão

Selecionar

Casa da Cultura

Selecionar

Padrão

Selecionar
 
Eventos de Araras
74º SAAP Contemporâneo
11° Salão Nacional de Fotografia Pérsio  Galembeck - Obras Selecionadas
Saema TCA - Transportes Coletivos de Araras AraprevNFe / ISS Eletrônico Câmara Municipal de ArarasUAB Novo Estatuto do ServidorFeira Livre Projovem Urbano Araras Casa dos Conselhos Concurso Público Processo Seletivo Guia Farmacêutico Fiscalização de trânsito por radares móveis Precatórios Câmara de Conciliação Ponto de Cultura
Informativo Municipal

Receba diariamente as principais notícias de Araras em seu email!

Nome:
Email:

Clique para mais informações

Município de Araras - Rua Pedro Álvares Cabral, 83 - (19) 3547 3000

© Regras de Uso | Site desenvolvido pela Secom