Publicado em: 09/04/2024 às 15:05
Agentes educacionais acompanham alunos na rede municipal de ensino
Atualmente são 139 profissionais que trabalham na inclusão de crianças autistas
Agentes educacionais trabalham diretamente com alunos com necessidades educacionais especiais.

A rede municipal de ensino de Araras conta com 139 agentes educacionais que trabalham com a inclusão de alunos autistas. “Hoje nós temos três agentes educacionais na escola com essas crianças. Já os monitores trabalham a estimulação precoce e podem ajudar em outros aspectos, como a hora da troca e do banho”, explica Janete Aparecida Ramos, diretora da Emei Profª Francisca Maria Mendes Marques, no Jardim Dalla Costa.

Segundo a gestora, também é realizado um trabalho de orientação e acolhimento com os pais e responsáveis. “Essas crianças só conseguem se desenvolver se trabalharmos juntos com a família, então é fundamental o contato com os pais”, afirma.

A agente educacional Shara Heloisa de Souza foi contratada em 2023. “É minha primeira experiência e estou gostando muito. Nós pegamos tanto amor por eles que não conseguimos ficar longe”, disse.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3543-8200 ou 3543-8201 (Secretaria de Educação).

Já os monitores realizam a estimulação precoce e atuam nos primeiros anos da creche.