Publicado em: 15/03/2024 às 09:56
Cultura promove oficina de cinema “Como os livros se tornam filmes”
Parceria com o Governo do Estado, por meio do MIS (Museu da Imagem e do Som), acontece no dia 21, às 18h, no Centro Cultural; entrada é gratuita

Em parceria com o Governo do Estado, por meio do MIS (Museu da Imagem e do Som), Araras recebe a oficina de cinema “Como os livros se tornam filmes” no próximo dia 21 (quinta-feira), às 18h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. A entrada é gratuita.

De acordo com a cartilha da oficina, os participantes mergulharão nas diversas formas de adaptação de livros para o cinema. Será uma jornada pela transformação das palavras em imagens, explorando os limites da adaptação e as peculiaridades desse processo criativo. A atividade incluirá a leitura de trechos dos livros selecionados, seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes correspondentes. O objetivo é compreender as diferenças entre os formatos, identificando o que funciona no livro e o que funciona na tela, e vice-versa. Os filmes estudados incluem clássicos como "O Poderoso Chefão", "Harry Potter e a Câmara Secreta", "Rebecca, a Mulher Inesquecível" e "Janela Indiscreta".

“Marcelo Lyra, professor, crítico de cinema e literatura, será o guia nessa jornada cinematográfica. Com formação em Jornalismo e extensa experiência na área, Marcelo ministra cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura desde 2010. Seu conhecimento e paixão pelo mundo das telas e das letras prometem enriquecer a experiência dos participantes”, comentou o secretário Municipal de Cultura, Fredo Júnior.

Outras informações sobre “Como os livros se tornam filmes” podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).