Publicado em: 14/03/2024 às 15:36
Crime e terror psicológico de “Crime e Castigo” serão discutidos no Clube do Livro de março
Bate-papo online sobre o romance de Fiódor Dostoiévski acontece no próximo dia 30, às 17h, pela plataforma Google Meet

“Crime e Castigo”, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, será a discussão deste mês de março do Clube do Livro de Araras. Abordando as temáticas do crime e terror psicológico, o bate-papo online acontece no próximo dia 30 (sábado), às 17h, pela plataforma Google Meet. As inscrições devem ser realizadas neste link.

Resumo do Livro

Publicado inicialmente em 12 edições pela Revista Literária O Mensageiro Russo, em 1866, “Crime e Castigo” é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski.

Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.

Sobre o Autor

Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi um escritor e jornalista russo. Formado em engenharia, trabalhou sempre como escritor, produzindo textos jornalísticos, romances, contos e novelas. Seus textos destacam questões filosóficas e psicológicas, abordando temas como a culpa, a natureza humana, a pobreza, o racionalismo, a sociedade, as desigualdades, a humanidade e a existência humana. A obra de Dostoiévski influenciou o campo literário desde o século XIX, mas também inúmeras áreas do conhecimento, como a Filosofia e a Psicologia, além de importantes pensadores do mundo como os filósofos Friedrich Nietzsche e Jean-Paul Sartre, bem como o psicanalista Sigmund Freud.

Sobre o Clube

O Clube do Livro é uma iniciativa independente criada pelos leitores Isabella Spatti e Danton Favaretto em 2019 com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca Municipal).

Fiódor Dostoiévski (1821-1881) foi um escritor e jornalista russo