Publicado em: 07/03/2024 às 15:32
Prefeitura propõe política real para a questão das pessoas em situação de rua
Novo plano agora contará com a internação, inclusive compulsória, dos vitimados pelas drogas, e lançará campanha sobre as pessoas em situação de rua, que perambulam pela cidade.

Depois de praticamente dois anos de trabalho, reunião no gabinete do prefeito selou a mais completa ação do governo municipal nesse sentido, com chave de ouro. Presentes as Secretarias de Saúde, de Assistência Social, de Justiça e de Segurança, foram discutidas e alinhadas ações efetivas e robustas, complementadas pela questão psiquiátrica e de saúde mental.

O fluxo que já envolve ações relativas à acolhida dos que são da cidade (aproximadamente cem pessoas), bem como o encaminhamento à cidade mais próxima, dos que não são de Araras, a fim de que voltem para a casa, agora foi completado com questões de ordem jurídica.

Agora, nos termos da lei, todos os equipamentos e estruturas públicas de assistência social e saúde, trabalharão no sentido de internar os casos mais graves, além de outras ações intermediárias que já vêm sendo realizadas, com começo, meio e fim, que é a saída dos hospitais e o pós internação em local seguro, com acompanhamento pelas equipes, evitando-se a reincidência.

"O número de pessoas em situação de rua diminuiu, mas o serviço que será implantado vai ajudar ainda mais a preservar a integridade física e mental delas próprias e de terceiros, tirando-as das ruas do jeito certo", comentou o prefeito Pedrinho Eliseu.

A campanha visa a conscientizar acerca do assunto, mostrando tudo o que está sendo feito e apelando para que as ajudas aconteçam do jeito certo, para não estimular ao ócio e a falta de vontade de mudar de vida.

Participaram os secretários municipais Raphael Teixeira (Justiça), Reginaldo Fernando Chieregatto (Segurança Pública), Pascoala Perches (Assistência Social), além de representantes da Saúde e da Procuradoria do Município.

Centro Pop

Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, o Centro Pop fica na Avenida Dona Renata (Marginal), 788, Centro – próximo ao McDonald’s.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria municipal de Assistência Social pelo telefone 3543-1700.