Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 26/02/2024 às 11:43
1ª “Noite dos Chorões” acontece nesta quarta (28)
Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, evento será realizado às 20h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”

 

Nesta quarta-feira (28), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, acontece a 1ª “Noite dos Chorões”, às 20h. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura de Araras, promete uma noite repleta de música e boas energias, sob o comando do renomado músico Valmir Rodrigues. A organização é do Núcleo de Estudos de Chorinho da Escola de Artes e Ofícios.

"O Chorinho é uma verdadeira joia da nossa cultura brasileira, e a Noite dos Chorões em Araras é uma iniciativa de resgate deste gênero na cidade, reunindo artistas de diferentes épocas. Estamos felizes em promover este retorno”, disse o secretário de Cultura, Fredo Jr.

 

Um pouco sobre o chorinho

Com surgimento na segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro, o chorinho é um gênero musical conhecido por sua cadência alegre e improvisações virtuosas. Os instrumentos típicos do choro são: piano, violão de sete cordas, violão, violão tenor, bandolim, cavaquinho, flauta, flautim, clarinete, clarone, saxofones, trompete, trombone, bombardino, tuba, pandeiro, reco-reco e caixeta.

O músico, compositor e flautista brasileiro Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior, o “pai dos chorões”, é considerado um dos criadores do choro, ao lado de Henrique Alves de Mesquita (maestro e compositor), Ernesto Nazareth (pianista), Chiquinha Gonzaga (pianista), Irineu de Almeida (oficiclidista) e Anacleto de Medeiros (maestro). Já o maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, é um dos expoentes do Chorinho.

 “A Noite dos Chorões é uma oportunidade imperdível para vivenciar a tradição e a magia do chorinho, em um ambiente acolhedor e cheio de vibração positiva”, completou Fredo.

Outras informações podem ser obtidas pelo no link ou pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).