Publicado em: 23/02/2024 às 11:54
Costurando Sonhos: projeto atende 60 mulheres no CEU “José Olavo Paganotti”
Com aulas de corte, costura e modelagem, alunas se desenvolvem profissional e pessoalmente

O projeto Costurando Sonhos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, atende 60 mulheres no CEU “José Olavo Paganotti” com aulas de corte, costura e modelagem. “Queremos aumentar o número de vagas e levar esse projeto para o Cras Sul também”, disse a professora Joseli Trindade.

As três turmas que começaram o curso em novembro de 2023 devem terminar o primeiro módulo (corte e costura) em abril e o segundo (modelagem) em junho. “Um dos objetivos é possibilitar que elas possam trabalhar de casa, com o instrumento que tiverem, e ter sua própria renda”, explica Joseli.

Este aspecto foi destacado por Ana Lima, aluna do curso, que tinha dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho. “Eu tenho 62 anos e, por conta da idade, a gente sabe que é quase impossível conseguir uma oportunidade”, disse. Com o que aprendem no curso, elas já conseguem fazer pequenos consertos, por exemplo. “Eu sabia pouco e queria aprender mais. Hoje já consigo fazer uma barra, colocar um zíper”, afirma a aluna Rosânea dos Santos.

Comunidade e pertencimento

Além do aspecto profissional, elas ressaltam o desenvolvimento emocional e o sentimento de pertencimento. “Depois da Covid eu tive vários problemas de saúde que levaram à depressão. Aqui é terapêutico, ajuda muito”, conta Ana. O aspecto psicológico também foi destacado pela aluna Carmen Silva Santos. “É muito bom interagir com as outras mulheres que estão aqui, com a professora, eu acho ótimo”, disse.

Quem quiser participar do curso pode procurar pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa e demonstrar interesse. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3543-1700 (Assistência Social).