Publicado em: 20/02/2024 às 13:48
Araras fecha o ciclo de reuniões da Região Metropolitana de Piracicaba
Evento aconteceu nesta terça-feira (20) no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”

Araras recebeu nesta terça-feira (20), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, a reunião conjunta de encerramento das câmaras temáticas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

As câmaras temáticas foram divididas em quatro eixos: Planejamento Integrado; Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo; Gestão Ambiental e Saneamento; e Transporte, Mobilidade e Logística. “A mobilização dessa região tem sido um exemplo. Espero que o resultado seja um retrato fiel da conjunção dos municípios”, disse Eduardo Trani, assessor especial de Planejamento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Os municípios definem os aspectos que são prioridades, do que já foi debatido, e depois enviam as propostas à reunião dos conselhos regionais. “É muito importante ter essa construção coletiva para a nossa Região Metropolitana”, destacou o prefeito Pedrinho Eliseu.

Também estiveram presentes Rodolfo Bergamin, secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura; Ivan Carneiro Castanheiro, promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e membro do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA); Nancy Thame, secretária de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba; Andrea Ribeiro Gomes, secretária de Habitação e Gestão Territorial de Piracicaba; Joaquim Dutra, secretário de Meio Ambiente de Cordeirópolis; e secretários municipais de Araras.

24 municípios, mais de 1,5 milhão de pessoas

A Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) foi criada em agosto de 2021 pela Lei Complementar Estadual nº 1.360 e é composta pelos municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro, reunindo mais de 1,5 milhão de habitantes.