Publicado em: 07/02/2024 às 15:00
Escola do Campo: mobiliário começa a ser montado
Equipe da unidade prepara o prédio para começar o ano letivo de 2024

O mobiliário da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita, a Escola do Campo, no bairro de Elihu Root, começou a ser montado. A equipe da unidade prepara o prédio para começar o ano letivo de 2024. “Nós começamos a mudança na quinta-feira passada e a empresa ainda está fazendo algumas adequações no prédio, mas nós já estamos organizando o local para receber as crianças”, afirma Heleine Villas Bôas, secretária municipal de Educação.

Os investimentos dos governos municipal e federal na escola somam R$ 2.221.992,05, sendo uma parte recursos do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal. A antiga Escola do Campo foi desativada em 2013 e as obras de conclusão tiveram vários problemas ao longo dos anos.

Parceria com UNAR

Por ter um currículo diferenciado, a Escola do Campo contará com uma parceria com o UNAR (Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson") com o intuito de trabalhar temas relacionados à atividade rural. “De início temos o termo de cooperação técnica com o UNAR, mas outras instituições podem participar também”, explica Rodolfo Bergamin, secretário de Meio Ambiente e Agricultura. “Em Araras, 93% do município é área rural e nós queremos estimular que essas famílias fiquem no campo”.

Entre os projetos que podem ser desenvolvidos, estão a aquaponia – produção integrada de peixes e vegetais – e a criação de aves. “Hoje nós temos os cursos de medicina veterinária, agronomia e nutrição que tem a possibilidade de realizar sistemas pequenos que podem ser replicados pelos alunos e suas famílias”, ressalta Vinicius Poncio, coordenador da Medicina Veterinária.