Publicado em: 22/01/2024 às 13:34
30º Cortejo Águas de Oxalá acontece no domingo (28)
Evento começa às 8h com concentração em frente à Casa da Memória
Cortejo sai da Casa da Memória e vai até a Capela Santa Cruz. Foto: Arquivo/Secom

Acontece no próximo domingo (28) o 30º Cortejo Águas de Oxalá que celebra o respeito e manutenção das tradições de Matriz Africana em Araras e na região.

Às 8h começa a concentração para o Cortejo, em frente à Casa da Memória “Pedro Pessoto Filho”, que sai às 8h30 em direção à Capela Santa Cruz, onde acontece a louvação aos orixás e a lavagem das escadarias.

No período da tarde, as atividades acontecem no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Às 13h30, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, acontece o 1º Encontro de Ogans e uma Oficina de Percussão. A programação termina às 17h com Roda de Samba.

“Celebrar esta 30ª edição é também alertar a população para a necessidade de uma cultura de paz, com direito à liberdade de crença e religiosa. É celebrar e agradecer nossa ancestralidade”, afirma o Babalorixá Eduardo de Osogiyan (Eduardo Leite), presidente da Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana de Araras.

Calendário Turístico

Em 2017, o evento passou a fazer parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 – de 31 de outubro. A celebração religiosa é organizada pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana; pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansa; com apoio da Prefeitura de Araras.

Outras informações sobre o Cortejo podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).

30º Cortejo Águas de Oxalá

Domingo, 28 de janeiro