Publicado em: 23/12/2020 às 13:45
CAEE Ettore Zuntini tem novas instalações para atender exclusivamente a educação especial
Inauguração das obras de melhoria e adaptação aconteceu nesta quarta-feira (23); Escola do Campo deixa de funcionar no local, que está melhor adaptado para atender deficientes auditivos, visuais e mentais

Autoridades, funcionários e alunos do CAEE durante o descerramento da placa de inaguração das obras de melhorias.

O CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado) Ettore Zuntini recebeu obras de reforma e adaptação que foram oficialmente inauguradas na manhã desta quarta-feira (23), na presença do prefeito em exercício Carleto Denardi.

Os 1.800m² de área construída tiveram melhorias em sua estrutura física interna e externa, coordenadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, neste período sem aula presencial por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da covid-19.

Atualmente, 50 alunos estão matriculados na escola que, após a reforma, poderá disponibilizar mais vagas. Antes um Centro de Lazer, o espaço virou CAEE em 2008, quando reuniu em um único lugar três escolas da educação especial do município - Maria Aparecida Muniz Michielin, José Benedito Carneiro e a Professora Luiza Helena Remédio - que atendiam deficientes auditivos, visuais e mentais.

“Educação é o maior legado que podemos deixar para alguém.
Que nesse novo prédio nossos alunos se sintam acolhidos e possam desenvolver atividades variadas, monitoradas por essa equipe tão especial que trabalha aqui”, disse o prefeito em exercício, Carleto Denardi.

As novidades do novo CAEE incluem a implantação de salas para a equipe técnica formada por psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e assistente social. Os profissionais não farão atendimento clínico, mas estarão disponíveis para prestar apoio aos professores nas atividades com os alunos.

Também foram acrescentadas salas de linguagem, comunicação visual, expressão corporal, psicomotricidade, artesanato, jardinagem, jogos e de educação física, além de laboratórios. A secretaria também foi remanejada para que pais e visitantes tenham acesso apenas ao guichê, proporcionando mais segurança aos profissionais e alunos.

Além disso, as melhorias incluíram troca de batentes e portas, reparo do forro de PVC, dos sanitários, da instalação elétrica e dos pontos de infiltração, pintura geral, colocação de piso nos solários, instalação de 2 quiosques na área externa, implementação de cozinha funcional nas salas, colocação de bancadas de granito, adaptações no acesso dos ônibus escolares e instalação de alambrado em volta do campo que vem sendo usado pelo time de futebol americano Araras Steel Hawks, que mantem convênio de uso do espaço com a Prefeitura.

Antes das obras, a unidade abrigava também os alunos da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita, conhecida como Escola do Campo, que fica no Elhiu Root e passa por reforma. Agora, o CAEE atende exclusivamente os alunos especiais.

“Para nós, o atendimento educacional especializado deve ser uma prioridade constante. Naturalmente, proporcionar novos espaços e uma escola bonita, acolhedora e acessível, contribui com o trabalho de excelência que já é realizado pela equipe do CAEE”, disse o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.

Os 50 alunos da educação especial terão novas salas para atividades diversas no CAEE.
Com as novas instalações mais vagas estarão abertas para a educação especial em Araras.
Área esterna também foi repaginada e ganhou novos instrumentos, como os quiosques.