Publicado em: 10/12/2020 às 17:03
Araras ganha laboratório municipal de inovação tecnológica
Inauguração acontece nesta sexta-feira (11); FabLab oferece tecnologia de ponta para alunos da rede municipal de ensino e também para demais munícipes
Fablab está instalado na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, no Centro, ao lado da Secretaria da Educação.

Será inaugurado nesta sexta-feira (11), às 10h, o FabLab, laboratório de inovação tecnológica e fabricação digital, que funcionará em imóvel vizinho à Secretaria Municipal da Educação, na Avenida Senador César Lacerda de Vergueiro, no Centro. O evento terá a presença do prefeito em exercício Carleto Denardi, do secretário municipal de educação Bruno Roza e de outras autoridades.

O FabLab vai oferecer tecnologia de ponta aos alunos da rede municipal de ensino, principalmente aqueles do ciclo 2 do fundamental, estudantes do 5° ao 9° ano.  Demais munícipes também poderão usufruir das instalações no Open Day, dias em que o espaço estará aberto para alunos de outras escolas e de universidades, além de profissionais de diversas áreas, para a realização de projetos particulares. Essa utilização obedecerá à tabela de preços públicos e esses recursos do Open Day serão convertidos em novos materiais para o próprio FabLab.

Conhecido como um espaço de fabricação digital, o laboratório permite a elaboração de projetos da área de robótica e tem ferramentas controladas por computadores, como cortadoras a laser e impressoras 3D, que facilitam a fabricação de peças e objetos, estimulando a inovação por meio de prototipagem em um ambiente totalmente colaborativo.

“O objetivo é oferecer aos alunos da rede municipal, recursos e equipamentos que revolucionam a criatividade, incentivando a resolução de problemas e o protagonismo desses jovens. Recursos que geralmente só se vê em escolas particulares”, ressaltou o secretário Bruno Roza.

Araras, aliás, é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo a oferecer um FabLab municipal - o projeto já existe em escolas particulares, unidades do sistema S (Sesi, Senai e Senac) e instituições voltadas à tecnologia. Pelo mundo são 1750 unidades.

Embora ainda não haja uma data definida para o retorno das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus, o Fablab está pronto para funcionar assim que isso acontecer. Os professores da rede municipal interessados em participar do projeto, já foram selecionados.

O FabLab de Araras também vai disponibilizar espaços para coworking e, para isso, está em andamento um projeto em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O projeto começou a ser elaborado em 2019 pela equipe da Secretaria de Educação e foi concretizado com investimentos do Governo Estadual, por meio da Qese (Quota Estadual de Salário Educação).

Os laboratórios fazem parte da rede mundial criada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), e o espaço de Araras também será credenciado junto ao Instituto, possibilitando inclusive o acesso ao banco de projetos mundial da rede e web conferência para troca de informações entre os usuários.