Publicado em: 04/12/2020 às 17:55
Obras de melhorias no Centro de Convivência do Idoso estão concluídas
Espaço tem 20 casas que abrigam idosos de baixa renda; unidades foram reformadas e adaptadas para melhor acomodação e acessibilidade

O Centro de Convivência do Idoso Jesus de Nazaré recebeu melhorias estruturais realizadas pela Prefeitura de Araras para adequação do espaço. A inauguração do espaço remodelado será terça-feira (8), com a presença do prefeito em exercício, Carleto Denardi.

A primeira etapa das obras foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas e incluiu a construção do muro dos fundos, na divisa com o ribeirão, além de outras melhorias na área comum do CCI, como a troca do forro e do piso do salão social, colocação de novos móveis, manutenção na rede elétrica, colocação de novo portão e reforma da área de serviço com a instalação de novos tanques e torneiras.

Já a segunda etapa das obras foi realizada pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Mobilidade, que por meio de licitação, contratou uma empresa responsável pela realização do serviço de remodelagem das casas. As obras incluíram manutenção do telhado, troca de janelas e portas, reparos elétrico e hidráulicos, pintura externa e interna, instalação de pias nas cozinhas e novos espaços para botijões de gás, colocação de revestimento cerâmico, instalação de barras de segurança nos banheiros e trocas de vasos sanitários e lavatórios. A acessibilidade também foi melhorada em todo CCI, com a construção de rampa de acesso para pedestres e entrada para veículos de emergência. Foi feita ainda a revitalização do espaço comum, com jardinagem e a construção dos muros da frente e da lateral.

O Centro de Convivência do idoso está instalado na Rua São Carlos, no São João, e funciona desde 1993. Atualmente, abriga 21 idosos nas 20 unidades habitacionais. Além de moradia, o local oferece área de lavanderia comunitária, jardim e também um salão para convívio e atividades, orientadas por uma assistente social da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O CCI recebe idosos acima de 55 anos, com renda inferior a 1,5 salário mínimo e que estão sem o amparo familiar por diversos motivos, como abandono e violência. Ali eles encontram convivência comunitária e apoio mútuo de pessoas da mesma faixa etária.