Publicado em: 23/10/2019 às 16:16
Exposição “Trilhando Memórias” está disponível na Casa da Memória de Araras
Até 26 de novembro, mostra irá levar ao público aspectos que constroem a memória da Estrada de Ferro Sorocabana, uma das principais ferrovias do interior do Brasil
SecomExposição “Trilhando Memórias: a história está dentro da gente" reúne depoimentos de trabalhadores, passageiros e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana

A exposição “Trilhando Memórias: a história está dentro da gente" está disponível na Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho até dia 26 de novembro. A mostra tem o objetivo de levar ao público aspectos que constroem a memória da Estrada de Ferro Sorocabana, por meio de depoimentos de trabalhadores, passageiros e entusiastas de uma das principais ferrovias do país, que ao longo de seus trilhos, foram fundadas cidades importantes do interior paulista.

Essa é mais uma exposição temporária que a Casa da Memória vem recebendo, com o intuito de dinamizar as ações do museu, que trata de memórias de pessoas que se relacionam principalmente com a estação ferroviária e ao trem da Estrada de Ferro Sorocabana. Quem prestigiar a mostra irá conferir depoimentos escritos, em áudios e em vídeos de uma população que conviveu intensamente nestes trilhos e também, participar de uma atividade educativa para todas as idades. “A nossa intenção é mostrar a importância da preservação da memória como um todo e o porquê de trazer memórias de um determinado local e de outras realidades diferentes. Com esse entendimento, podemos compreender outros cenários e universos”, explicou Larissa Rizzatti Gomes, coordenadora do educativo da Casa da Memória.

A mostra conta com recursos expositivos, por meio da utilização de malas de viajantes. “Essa expografia, como se diz na área dos museus, tem a intenção de carregar as memórias dos viventes, simbolizando a bagagem de cada um dos personagens”, completou a coordenadora.

A exposição “Trilhando Memórias” nasceu em comemoração aos 20 anos do Museu da Estrada de Ferro de Sorocaba, em 2017. Após esse período, foi firmado um compromisso para que a mostra circulasse em outros museus do Estado de São Paulo, por meio Sistema Estadual dos Museus.

A Casa da Memória de Araras é administrada pela Secretaria Municipal de Cultura. Outras informações sobre podem ser obtidas pelo telefone 3542-7602 (Casa da Memória).

Secom

Mostra utiliza malas de viajantes como simbolismo para carregar memórias dos personagens