Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 23/08/2019 às 16:15
Metade dos eleitores de Araras ainda não realizou cadastramento biométrico obrigatório
Aproximadamente 45 mil pessoas estão em atraso com a Justiça Eleitoral; título de eleitor será cancelado sem a biometria
SecomEm Araras, a biometria acontece até o dia 19 de dezembro

 

O Cartório Eleitoral de Araras (14ª Zona Eleitoral de São Paulo) alerta que quase metade dos eleitores da cidade ainda não realizou o cadastramento biométrico obrigatório pela Justiça Eleitoral.

De acordo com o órgão, 45 mil dos 97.544 eleitores da 14ª ZE estão em “falta” e não se cadastraram no novo sistema – o número representa 46% do total de eleitores. A biometria acontece no município até o dia 19 de dezembro.

“Quem não fizer a biometria terá o título cancelado. Sem o título de eleitor, além de ficar impedido de votar nas próximas eleições, o cidadão sofre diversas restrições na vida civil - entre elas, tirar carteira de identidade e passaporte, obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e inscrever-se em concursos públicos”, explicou a chefe de cartório substituta, Júlia Gabriella Martins Barnabé.

Para efetuar o cadastramento biométrico obrigatório, é necessário agendar o atendimento pela internet, no site do TRE/SP – www.tre-sp.jus.br - ou pessoalmente no balcão do cartório, localizado na Avenida Zurita, 681, Jardim Belvedere. O atendimento ao público é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-2207.

 

Documentos necessários para a biometria*

- Documento de identificação oficial com foto (exemplo: RG ou CNH)

- Comprovante de residência recente

- Título de eleitor (se tiver)

* Para homens com idade entre 18 e 45 anos que forem solicitar o primeiro título, é também obrigatório levar o comprovante de quitação militar (carteira de reservista ou certificado de alistamento militar).

 

Secom/Prefeitura de Araras