Notícias / Ação Social
Publicado em: 08/07/2019 às 17:29
Centro Pop amplia acolhimento e abriga mais de 40 pessoas nas noites de inverno
Local que funciona na Rua Visconde do Rio Branco, Centro, permanece aberto das 19h às 7h para acolher moradores de rua e oferecer estrutura necessária para que eles se abriguem do frio
SecomLocal permanece aberto das 19h às 7h para receber a população que mora nas ruas

 

O Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), coordenado pela Prefeitura de Araras, ampliou as vagas disponíveis para acolher moradores de rua, especialmente nas noites mais frias. No último domingo, segundo a equipe responsável pelo local, mais de 40 passaram a noite no espaço localizado na região central – o número é praticamente o dobro das pessoas, até então, abrigadas no local.

 Voltado ao acolhimento de indivíduos e famílias que estão nestas condições, o Centro Pop está permanecendo aberto das 19h às 7h para receber quem precisa de um lugar para se abrigar do frio. Equipes do local fazem um trabalho permanente de abordagem junto a essa população para oferecer acolhimento sempre que precisarem, além de encaminhamentos para consultas médicas e odontológicas, clínicas de reabilitação, capacitação e também auxílio para que retornem às famílias.

No local, além de estrutura para dormirem, com colchões, agasalhos e cobertores, os moradores de rua também têm café da manhã, podem tomar banho e fazer sua higiene pessoal, e usar o espaço ainda para lavar e secar suas roupas. Animais que acompanham essas pessoas também são acolhidos e podem permanecer no Centro Pop junto de seus donos.

“O Centro Pop é uma estrutura especializada para esse tipo de atendimento e tem uma equipe muito dedicada, que trabalha para oferecer mais dignidade a essas pessoas que vivem nas ruas”, comentou o prefeito Junior Franco.

Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social, o local é abastecido também com doações de peças e cobertores arrecadados pelo Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras, além de parcerias com ONGs, igrejas e voluntários da cidade.

“Percorremos a cidade, conversando com os moradores de rua e falando para eles sobre a estrutura do Centro Pop e sobre a importância de recuperarem o vínculo com suas famílias. Esse trabalho é realizado o ano todo”, completa Lúcio Casa Bela, diretor de coordenadoria do Centro Pop.

O local funciona na Rua Visconde do Rio Branco, 675, Centro, e atende solicitações feitas pela população também pelo telefone 3547-6672.

Secom/PMA