Publicado em: 21/03/2019 às 16:37
“Sala das Maquetes” é inaugurada nesta quinta-feira, dia 21
Localizada no interior da Casa da Memória, espaço reúne representação de 11 prédios históricos em escala reduzida
SecomPrefeito Junior Franco ao lado do artista Antônio Carlos Coutinho durante visita à Sala das Maquetes

Nesta quinta-feira (21) a Casa da Memória Pedro Pessoto Filho, abriu um novo espaço para visitação. Denominada “Sala das Maquetes”, o projeto é resultado de um “hobby” do artista Antônio Carlos Coutinho, que mora em Araras há 44 anos. Nascido em Quintana, SP, o artista conta que começou a fazer maquetes a pedido das filhas, até que esta arte se tornasse uma paixão. “Como gosto muito de antiguidades, passei a fazer desenhos dos monumentos históricos de Araras, então tive a ideia de fazer as maquetes usando somente papelão, estilete, régua e caneta e assim, contar um pouco da história da cidade. Já fiz a maioria dos prédios antigos do município”, comentou.

Segundo o diretor de departamento da Cultura, Márcio Neves, a ideia de montar a sala surgiu após encontrar as maquetes guardadas na Secretaria da Cultura, fruto de doações do artista. “Após encontrar as maquetes, quisemos expor de uma forma inusitada, sem prateleiras ou mesas, porém, mais bonita de se ver. Foram três dias de trabalho, e colocamos as maquetes suspensas por fios de nylon, fixados no gesso do teto, dando a impressão de que elas estão flutuando”, explica Neves.

O prefeito Junior Franco visitou a “Sala das Maquetes” e falou sobre a arte exposta. “Fique impressionado com a qualidade das maquetes. Falei para o Coutinho, sobre esse dom dele, e acho que é importante demais a prefeitura dar atenção a isso. Parabenizo o artista pelo trabalho e convido as famílias a visitarem esta sala e valorizarem os artistas de Araras”, disse.

Ao todo são 11 prédios históricos de Araras, representados em escala reduzida. São eles: Cine Araruna, Casa da Cultura, Casarão Quicha Lotto, Casarão da Praça Barão, Solar Benedita Nogueira/Atual Casa da Memória, Biblioteca Martinico Prado, Estação de trem Elihu Root, Estação de trem Remanso, Estação de trem Loreto, Estação de trem São Bento e Estação Cia Paulista de Estradas de Ferro.

Quem quiser conhecer a Sala das Maquetes, pode visitar a Casa da Memória Pedro Pessoto Filho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Praça Monsenhor Quércia, s/n, Centro de Araras.