Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 13/07/2018 às 11:59
Saema faz alerta e pede economia no consumo de água
Apesar do nível dos reservatórios de Araras permanecer estável, autarquia busca conscientizar população à economizar água

 

O Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) informa que diversos municípios têm sofrido com a falta de chuva, fazendo com que os reservatórios comecem a secar e o abastecimento seja prejudicado.

A cidade de Araras – de acordo com a autarquia – apesar de enfrentar o mesmo problema, tem os reservatórios operando com 93% da sua capacidade, praticamente cheios, tornando estável o nível dos mesmos – resultado de um trabalho intenso de manutenção e conscientização desde o início de 2017.

 Porém, ainda assim, o Saema informa que isso não é o suficiente para que a cidade se mantenha abastecida. O desperdício de água ainda é um grande problema a ser resolvido, e este implica num processo de conscientização em relação à população, realizado pela autarquia. “Não basta apenas a manutenção dos reservatórios para que a cidade permaneça abastecida, o desperdício de água ainda é o grande vilão no município que utiliza cerca de 46 milhões de litros por dia”, comentou o presidente do Saema, Rubens Franco Junior.

Além de fiscalização constante referente ao desperdício, o Saema promove visitas à Estação de Tratamento de Água da autarquia, nas quais alunos de todas as escolas têm a oportunidade de conhecer os processos de tratamento de água, além de palestras sobre o uso consciente da água.

"Esperamos com isso conscientizar cada vez mais pessoas, fazendo com que percebam a importância desse nosso recurso que é a água, e que entendam que é um bem finito, ou seja, pode acabar a qualquer momento. Por isso, com nossas ações, tentamos disseminar a ideia do uso racional da água", finaliza Rubens Franco Junior.

A autarquia informa ainda que, para realizar uma visita na Estação de Tratamento de Água do Saema, ou solicitar palestras e materiais de divulgação sobre o uso consciente da água, entrar em contato pelo telefone (19) 35435500 ou pelo e-mail imprensa@saema.com.br.

 

 

Secom/Prefeitura de Araras com informações do Saema