Publicado em: 27/05/2016 às 16:41
Igreja de Santa Cruz recebe Missa Afro neste domingo
Objetivo é resgatar as memórias históricas do espaço, que por 80 anos foi sede da Irmandade São Benedito de Araras; evento terá também debate sobre o tema Sincretismo Religioso pela Cultura da Paz

A Igreja de Santa Cruz recebe neste domingo (29) Missa Afro, às 10h30. O evento é realizado em comemoração ao Mês da Abolição da Escravatura no Brasil e é coordenado por integrantes da Pastoral Afro/APNS da Comunidade São Francisco da zona leste, do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e da Acafro Araras.

A missa será celebrada pelo padre Ismael Vanderlei Avi, com a colaboração do padre José Enes, do Instituto Padre Batista, de São Paulo.

A programação ainda integra homenagens a remanescentes da Irmandade de São Benedito de Araras e de São Paulo, Roda de Conversa com o tema Sincretismo Religioso pela Cultura da Paz e apresentações culturais.

Tombamento
O Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural), junto ao Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e ao Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, protocolou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pedido de tombamento do conjunto arquitetônico Central de Araras, que inclui neste caso específico a Igreja de Santa Cruz, a praça Theófila Maria da Conceição (Vó Theófila) e as casinhas que foram moradias de ex-escravos e construídas por eles no século XVIII – as casas ficam na Rua Santa Cruz.

O objetivo, segundo o Conselho da Comunidade Negra, é resgatar e preservar a memória histórica dos negros ararenses e afrodesdecentes que viveram nesse espaço geográfico, após a abolição da escravatura, ressaltando a relevante atuação social e agregatória da Irmandade São Benedito em Araras, formada principalmente por negros e afrodescendentes.

Além disso, a ideia é resgatar e valorizar as Festas do dia 13 de maio, festejos com missas, procissões, quermesses, apresentações culturais, todos esses eventos que antes eram realizados na Igreja Santa Cruz, já que o local por 80 anos sede da Irmandade São Benedito, mais antiga organização civil e religiosa dos negros da cidade.

Missa Afro
Onde?

Igreja Santa Cruz – Rua Santa Cruz, em frente ao Mercado Municipal
Quando?