Publicado em: 27/05/2016 às 16:35
Caged aponta Araras como a 8ª cidade do Estado em saldo de emprego em abril
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados trazem a relação entre os admitidos e os demitidos na cidade no mês passado

Araras é a 8ª cidade do Estado de São Paulo com melhor saldo de emprego registrado no mês de abril, segundo levantamento divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho. Na comparação nacional, a cidade é a 20ª que mais contratou neste período.

De acordo com o balanço, foram admitidas 1.477 pessoas em Araras no mês passado e demitidas 1.052, o que gerou saldo de 425 empregos. No ranking paulista, Araras está a frente de municípios como Rio Claro (283 de saldo), São Carlos (197), Leme (125), Piracicaba (87), entre outros.

As cidades de Pontal, Itapetininga, Pitangueiras, Franca, Brotas, Araraquara e Matão ocupam, respectivamente, as sete primeiras posições da lista.

De acordo com os dados do Caged, uma das principais áreas responsáveis pelo saldo positivo é a de indústrias de transformação de Araras. O levantamento aponta que, juntas, as indústrias tiveram saldo de 413 empregos criados em abril.

“Conversamos com vários empresários do setor e eles estão confiantes de que o mercado já começou a reagir, a mostrar os primeiros indícios de aquecimento novamente. Eles acreditam, inclusive, que os números positivos não são pontuais e tendem a se manter nos próximos meses”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias.

Ele lembra que, embora ainda tímido, Araras também apresenta saldo positivo de emprego no acumulado até agora neste ano. De janeiro a abril, de acordo com o Caged, há 21 vagas de saldo.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla reforça que a Prefeitura não deixou de investir para melhorar a infraestrutura dos Distritos Industriais e também atrair novas empresas. “Temos uma política de desenvolvimento para a cidade. Melhoramos a estrutura nos Distritos Industriais, com a abertura e pavimentação de novos acessos, obras de drenagem e entre outras melhorias. Buscamos oferecer capacitação, por meio de cursos gratuitos realizados em parceria com entidades e universidades, para que a população tenha o preparo necessário para conquistar vagas no mercado de trabalho. O país enfrenta uma situação econômica delicada, que limita investimentos em diversas áreas, inclusive no comércio e na indústria. Ainda que timidamente, Araras apresenta saldo positivo de emprego este ano e está nos rankings paulista e nacional entre as cidades com melhor saldo de emprego no mês passado. Esperamos que esta tendência se mantenha positiva para fecharmos bem este ano”, analisou o prefeito Nelson Dimas Brambilla.

Clique aqui e veja o os dados do Caged

Clique aqui e veja o ranking de cidades de São Paulo

Secom/PMA