Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 27/05/2016 às 10:39
Controle da dengue: Índice de Breteau é considerado satisfatório
Agentes de combate à dengue visitaram 1.800 imóveis entre os meses de março e abril

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Controle de Endemias, realizou nos meses de março e abril a coleta do Índice de Breteau, valor numérico que mede a quantidade larvária encontrada em habitações pela quantidade total de locais vistoriados. O índice é importante para o planejamento de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, da chikungunya e de infecções causadas pelo vírus zika.

Durante a ação, os agentes visitaram 1.800 imóveis. Os trabalhos para coleta do material abrangeram todo o município, que foi dividido em três áreas distintas para a realização do levantamento. Com base no material coletado, o índice foi de 0,4, considerado satisfatório de acordo com a classificação proposta pelo Programa Nacional de Controle da Dengue. Segundo este parâmetro, índices até 1 são satisfatórios; de 1 a 3,9, envolvem estado de alerta; e acima de 3,9, de risco.

Segundo Luciana Coelho Bianco, chefe do setor de Controle de Endemias, mesmo com o índice satisfatório, foram encontradas larvas do mosquito em vários bairros da cidade. “Sempre retornamos às residências em que foram encontradas larvas para informar os moradores sobre o resultado da análise e realizar novamente a vistoria no imóvel, verificando se as orientações passadas pelo agente foram seguidas corretamente” comentou.

Além da coleta do material, quando encontrados criadouros do mosquito, os agentes realizam tratamento com larvicidas desenvolvidos especificamente para combatê-los em campanhas de controle de vetores transmissores de doenças de caráter endêmico.

O monitoramento do Índice de Breteau faz parte do cronograma de ações de prevenção à dengue, que envolvem ainda visitas casa a casa para eliminação de possíveis focos do mosquito, além de acompanhamento de locais estratégicos, palestras de conscientização, panfletagem e atividades educativas.

Em caso de dúvida, o cidadão deve entrar em contato com o Setor de Controle de Endemias pelo telefone 3543-1522.

 

Secom/PMA