Notícias / Notícia em geral
Publicado em: 20/05/2016 às 14:54
2ª Feira do Estudante terá palestras de orientação vocacional e sala multimídia
Evento, que acontece em junho, no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto, contará com 28 instituições de ensino expositoras e atrações gratuitas aos visitantes

A 2ª Feira do Estudante 2016, que será realizada pela Prefeitura de Araras nos dias 1, 2, 3 e 4 de junho, trará mais de 10 palestras de orientação vocacional, entre outros temas, além de uma sala multimídia para os estudantes. Neste ano, o evento acontece no Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto e terá um espaço mais amplo com estrutura moderna para receber os visitantes.

Os temas das palestras serão variados e vão desde empreendedorismo e finanças pessoais para estudantes até passos a serem dados para construção de uma carreira profissional, justiça e cidadania. Os encontros serão ministrados por representantes de sete instituições de ensino na Arena Palestras, espaço que será instalado no Parque Ecológico (confira o cronograma completo das palestras no final da matéria).

Outra atração da feira será uma sala de multimídia composta por 15 computadores com internet onde irão ocorrer também quiz, jogos e cadastros. Além disso, uma equipe formada por estudantes do curso de Engenharia da Computação da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) irá realizar atividades interativas com os estudantes.

Outras novidades ainda serão confirmadas nos próximos dias por instituições participantes da feira. Ao todo, 28 instituições de ensino irão expor no evento. Desse total, quase metade – 13 – são de ensino superior. Há outras que ofertam formação técnica e até mesmo escolas de idiomas, órgãos de fomento e de formação e encaminhamento ao mercado de trabalho.

As universidades ou centros universitários presentes são: UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unesp (Universidade Estadual Paulista) Rio Claro, Unip (Universidade Paulista), Uniararas/FHO (Centro Universitário Hermínio Ometto), Anhanguera, Unar (Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson), São Leopoldo Mandic, UAB (Universidade Aberta do Brasil), Faculdade Municipal/Anhanguera, Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e Centro Universitário Uninter.

Também terão estandes de exposição na feira o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), além do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), a Etec (Escola Técnica Estadual) Prefeito Alberto Feres, Colégio Objetec, Centro de Turismo José Elio Dias, a Fade (Fundação Ararense Para o Desenvolvimento do Ensino) e a Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã) de Araras.

A Feira do Estudante tem como objetivo oferecer oportunidades para facilitar a escolha dos estudantes sobre qual carreira seguir, além de proporcionar a integração dos jovens com o mercado de trabalho e com os agentes educacionais de Araras e região. A proposta ainda visa trazer informações atualizadas sobre as novas profissões aos alunos do 9º ano e ensino médio.

Em 2015, a 1ª edição da Feira registrou público de quase 6 mil estudantes de Araras e região, em três dias de evento. No ano passado, o evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de março, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

Shows de física e química
A 2ª edição da Feira do Estudante trará novas atrações este ano ao público. Entre as principais estão shows de física e química, coordenados pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

A universidade é uma das instituições que terá estande na Feira. No show de física, estudantes do ensino fundamental e médio terão a oportunidade de interagir com diversos experimentos e verificar, na prática, conceitos aplicados na área. Com o auxílio de monitores, que são estudantes do curso de graduação em Física, as atividades são elaboradas de forma envolvente, seja por meio de brincadeiras ou em clima de suspense. Assim, a curiosidade e a constante interrogação que isso gera são os principais aliados para fazer com que os visitantes vivenciem a física de maneira atraente e divertida.

O propósito do show não é o de ensinar, mas sim complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula pelo professor visitante e seus alunos. Durante as apresentações, são utilizados experimentos de mecânica, termodinâmica, eletricidade, magnetismo e óptica, tendo sempre em mente aproximar a física e a ciência do cotidiano dos visitantes. Atualmente, o show tem capacidade de receber 60 visitantes por apresentação.

A atividade é realizada pelo Departamento de Física da Unesp, campus de Rio Claro, que tem como coordenador o professor Dr. Giovani Gozzi.

O show de química tem como objetivo divulgar e estimular o interesse científico por esta área da ciência, mostrar a relevância da experimentação para o seu ensino, além de sua importância para humanidade e o meio ambiente.
As apresentações estão voltadas a alunos do ensino médio. A iniciativa é realizada pelo laboratório didático do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro.

Confira o cronograma de palestras da 2ª Feira do Estudante*

Dia 1 de junho – Quarta-feira
8h – Abertura da Feira com palestra do prefeito Nelson Dimas Brambilla
14h30 – Palestra com Helder Henrique Jacovetti Gasperot, do Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" – UNAR. Gasperot é bacharel e licenciado em Geografia - Licenciado em Pedagogia - Licenciado em Sociologia - Bacharel em Tecnologia Sanitária - Especialista em Ciências Sociais - Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Especialista em Geografia e História do Brasil – Mestre em Educação e Nelson Pereira Batista Filho – Bacharel em Direito – Especialista em Direito do Trabalho.

20h – Palestra “Motivando para vencer” com José Ricardo Mattos Varzone, professor da Universidade Anhanguera de Leme e médico veterinário com especialização em Gestão Ambiental; Mestrado em Produtividade Animal, Chefe do Serviço de Inspeção do Município de Leme.

Dia 2 de junho – Quinta-feira
8h30 – Palestra “Justiça e Cidadania” com o Dr. Thomaz Corrêa Farqui, juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Araras e diretor do Fórum da Comarca de Araras
10h30 – Palestra “Relacionamento, Posturas Críticas e Sanidade Mental” da Aehda com Raquel Chiaradia, socióloga, e Elaine Reis, psicóloga.
14h30 – Palestra “Construindo uma carreira: a importância do ensino profissional e técnico” com o professor Shalom Reges Pereira, do Senai de Araras
20h – Palestra “Introdução em finanças pessoais para o público jovem e adolescente” com o professor Leandro Pereira da Silva

Dia 3 de junho – Sexta-feira
8h30 – Palestra “Empreendedorismo: o que você quer ser quando crescer?” com Dr. Boris Hermanson - advogado; procurador do Município de Araras e ex-consultor de empresas do Sebrae/SP
10h30 – Palestra “Geologia, Ciência e Profissão” com professor Dr. José Alexandre J. Perinotto, vice-diretor do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) - campus de Rio Claro
13h30 – Palestra “O curso de Física de Rio Claro e a atuação do físico no mercado de trabalho” com professor Dr. Luiz Antonio Barreiro, coordenador do curso de Física da Unesp (Universidade Estadual Paulista) - campus de Rio Claro
20h – Palestra “A Ufscar Araras e o ingresso no ensino superior público” com Elaine Cristina Maldonado, mestre em História pela Unesp e pedagoga da UFSCar – campus Araras

*outras palestras devem ser confirmadas nos próximos dias e integradas à programação da Feira

Horácio Busolin Júnior / Secom